segunda-feira, 1 de março de 2010

Medida veta novos estudantes na Universidade Castelo Branco (Portal MEC)

O Ministério da Educação abriu na quarta-feira, 3, processo administrativo para descredenciamento da Universidade Castelo Branco (UCB), com sede no Rio de Janeiro, para oferta de cursos a distância. A ação foi iniciada porque a instituição não cumpriu, no prazo limite de um ano, acordo estabelecido no termo de saneamento de deficiências. O termo previa a correção de diversos problemas constatados nos cursos a distância.

A medida foi determinada em portaria publicada no Diário Oficial da União. Também foi publicada medida cautelar que impede a instituição, desde quarta-feira, de matricular novos alunos em educação a distância e de iniciar novas turmas. A medida vale para todos os polos da UCB em diversas cidades do país.

O processo de supervisão da Universidade Castelo Branco, iniciado em julho de 2008, identificou diversas irregularidades. Entre elas, a delegação de competência acadêmica a parceiros não credenciados pelo MEC para a oferta de cursos superiores a distância. Em um ano, a instituição não conseguiu reverter o quadro. Também foram identificadas deficiências no atendimento e na avaliação dos estudantes, além de infraestrutura inadequada em vários polos. A UCB tem prazo de 15 dias para apresentar defesa.

“O ministério não vai admitir a oferta de cursos de graduação na modalidade de educação a distância que não tenham uma inequívoca qualidade”, observou o secretário de educação a distância do MEC, Carlos Eduardo Bielschowsky.

Os 35 mil estudantes da UCB podem optar por permanecer na instituição ou entrar com pedido de transferência. De acordo com a legislação vigente, os alunos que desejarem concluir o curso em andamento na UCB têm os direitos garantidos.

Desde 2008, estão sendo supervisionadas 38 instituições. São beneficiados 660.153 estudantes — 77% dos 856 mil que optaram pela educação a distância do país.

Assessoria de Comunicação Social

Leia a portaria 9/2010, publicada no Diário Oficial da União 

5 comentários:

  1. Wellington,
    Muito obrigada por nos manter sempre informados e ligados ao que está acontecendo.
    Não sei ainda que decisão tomar, quanto a dar andamento ao curso. Às vezes bate um medo de estar jogando dinheiro fora, porém, confesso que no momento, é o único curso que posso estar fazendo; não apenas pelo valor, que é representativo, mas também pelo tempo empregado.
    Se tiver disponibilidade de conversar... Entre em contato comigo.

    Simone Xavier

    ResponderExcluir
  2. Saleth sou estudante do polo Adélia Hilbert2 de março de 2010 às 11:01

    Wellington fico agradecida por me deixa informada e pergunto, o que vc acha que nós devemos fazer?
    Poderia nos orientar. se estiver disposto posso reunir a turma do Adelia Hilbert para discutirmos. Por favor entre em conteto.
    Saleth

    ResponderExcluir
  3. WELLINGTON:BOA NOITE,GOSTARIA MUITO DE SER INFORMADA,CORRETAMENTE POIS JA ESTOU INDO PARA O SEGUNDO ANO E MEIO DE CURSO E ESTOU MUITO CHATEADA, INVESTI DEMAIS, TIVE SONHOS E DEREPENTE PARECE QUE TUDO VAI DESMORONAR ESTOU PERDIDA POR GENTILEZA NOS DE UMA LUZ. ESTUDO NO POLO ADELIA HILBERTE. ACREDITO QUE DEVA TER UMA SOLUÇAO PARA OS QUE JA ESTAO QUASE SE FORMANDO.OBRIGADA FATIMA MIRANDA

    ResponderExcluir
  4. Agradeço a informação tambem gostaria de saber sua opinia quanto ao que devemos fazer,ficamos inseguras.

    ResponderExcluir
  5. boa noite meu querido wellington,gostei muito do seu esclarecimento,eu como também outras pessoas que fazem biologia comigo,já estamos no 3° período e realmente estamos todos preocupados. Fazemo na sede da UCB em Realengo,e realmente há um descaso muito grande conosco do ead,pois os instrucionais que deveriam ser entregues quando se renova a matricula,só é liberado no primeiro dia de encontro presencial(sábado).Eu acho isso um absurdo, pois ficamos pagando três meses sem ter aula e sem saber o que estudar. estou realmente confusa,mais é o único meio que tenho de fazer uma graduação, realmente por falta de tempo semanal....Ajuda-nos POR FAVOR

    ResponderExcluir