sábado, 11 de dezembro de 2010

FOTOGRAFIA – BREVE HISTÓRICO



Em 1826, o francês Joseph Nicéphore Niépce, obteve a primeira foto, despendendo cerca de 8 horas de trabalho para segurá-la em suas mãos. A foto apresentava uma imagem escura e pouco nítida. Já em 1837, o também francês Louis Daguerre desenvolveu outro método, conseguindo fotos nítidas em poucos segundos: os daguerreótipos. Dois anos depois o físico inglês William Fox Talbot inventou o processo fotográfico, utilizado até a atualidade.

Por definição, fotografia é o processo de registrar imagens mediante a ação de luz sobre filme ou essencialmente, a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando esta em uma superfície sensível.

Milhares de clicks são acionados em máquinas fotográficas, no mundo todo, todos os dias, na intenção de registrar momentos e cenas corriqueiras, ilustrar notícias sensacionais, criar imagens publicitárias, identificar pessoas, revelar características dos planetas via satélite ou para produzir arte. 

Em tempos contemporâneos, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia, simplificando os processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens, arrebatando a cada dia um número maior de adeptos.

Um comentário:

  1. Olá Wellington.
    O avanço da tecnologia está tão rápido que até assusta.
    Post publicado .
    Até mais.

    ResponderExcluir