Pensar na criança e nas suas possibilidades de crescimento e organização pela arte é pensar primeiro nas características de suas fases de desenvolvimento.
Dos 4 aos 7 anos , segundo Viktor Lowenfeld e Brittain (1972):
Esta etapa é denominada de estágio pré-esquemático e vai normalmente dos 4 aos 7 anos. Nesta fase, a criança faz a representação típica de um homem apenas com cabeça e pés e desenha vários objetos de seu meio com os quais teve contato. As figuras são colocadas no espaço do papel de forma desordenada. O arte-educador deve estar atento para oferecer a estas crianças, possibilidades criativas que lhe permitam desenvolver seus sentidos. Portanto os temas são importantes, temas que falem do corpo e de suas partes, dos tamanhos, que identifiquem sentimentos ou emoções.
Esta fase oferece maiores possibilidades para o trabalho do arte-educador. Ele já começa a reconhecer na criança, o indivíduo. Tem também uma gama maior de materiais que oferecem posibilidades de desenvolvimento intuitivo, criativo e psíquico-motor. O educador deve ser cuidadoso e meticuloso ao iniciar a criança numa nova modalidade. Ela deve ter, num primeiro momento um contato mais livre com o material. Depois, aos poucos vai sendo orientada e conduzida em suas melhores possibilidades. A arte pode ajudar no desenvolvimento escolar, oferecendo ao aluno oportunidade de trabalhar com materiais e temas paralelos aos seus aprendizados. O arte-educador desta fase deve observer que poderá estar contribuindo para um melhor rendimento escolar se souber harmonizar os materiais oferecidos com os temas de interesse do aluno e do currículo escolar; entretanto a sua tarefa prioritária é a de proporcionar o desenvolvimento dos aspectos criativos da criança e seu senso estético.
A produção da criança desta fase é muito rica e os resultados estimulam o trabalho do professor, que deve estar atento para a qualidade do desenvolvimento criativo do aluno.
Mateus Guimarães Figueiredo Ferreira de Souza - 6 anos
FONTE:
ONG – a arte ampliando possibilidades. / Isabel Azevedo Marques – [ et al] – São Paulo: CENPEC, 2003 – 4 ed. – (Educação e participação do CENPEC).
Olá Wellington Barcelos.
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