Vivemos a era da informação, onde a comunicação é sem dúvida nenhuma, a maior força social, capaz de influenciar a política, a economia e a cultura do planeta. Hoje, em apenas alguns minutos, tomamos conhecimento do que aconteceu em qualquer parte do mundo e para nos mantermos cada vez mais atualizados e inseridos nesse processo, faz-se necessário o domínio de outros idiomas, e devido a grande influência econômica dos Estados Unidos, a língua inglesa hoje é falada e compreendida em todo o mundo, tornando-a assim privilegiada.
O imperialismo americano é cada vez mais crescente e sua cultura nos chega através dos filmes, músicas, televisão, informática o que contribui significativamente com o acréscimo de inúmeras palavras inglesas em nosso vocabulário.
No Brasil, o estrangeirismo é freqüente em nosso cotidiano, devido a influência do multiculturalismo, principalmente da cultura da América do Norte, mais precisamente dos americanos e não existe mais nenhuma forma de discriminação, na utilização dos termos derivados do inglês, que hoje encontram-se livremente expressos na fala dos brasileiros : Fast Food, happy hour . Segundo pesquisas, o brasileiro até prefere marcas e lojas que tenham nomes estrangeiros como: All Star, Nike, etc.
Segundo Garcez e Zilles:
Estrangeirismo é o emprego, na língua de uma comunidade, de elementos oriundos de outras línguas. No caso brasileiro, posto simplesmente, seria o uso de palavras e expressões estrangeiras no português. Trata-se de fenômeno constante no contato entre comunidades lingüísticas, também chamado de empréstimo. A noção de estrangeirismo, contudo, confere ao empréstimo uma suspeita de identidade alienígena, carregada de valores simbólicos relacionados aos falantes da língua que originou o empréstimo.“ (Garcez; Zilles, 2004, p. 15).
Em se tratando do mercado de trabalho e como o mesmo vem se tornando cada vez mais competitivo, e as empresas principalmente as de grande porte, possuem filiais e clientes em diversas partes do mundo, os candidatos às vagas precisam ter conhecimento da língua inglesa, para aumentar suas chances de sucesso profissional, o que demonstra que aprender o idioma inglês deixou de ser um diferencial para se uma necessidade.
Para alguns, a invasão de termos estrangeiros no Brasil é alvo de duras críticas, permitindo inclusive em 2001 a aprovação de um projeto de lei na Câmara dos Deputados, que restringe o uso de palavras estrangeiras e obriga o uso da língua portuguêsa por brasileiros natos e naturalizados e pelos residentes no Brasil. Para outros o estrangeirismo torna nossa língua mais rica, desde que seja utilizado sem acometimento de exageros.
Contudo, é inegável que diante da globalização a comunicação com outros povos, tornaria-se bem mais complexa se cada um utilizasse seu idioma, e que diante das evidências, a língua inglesa continua sendo o meio de comunicação mais utilizada, trazendo aos que a incorporaram em seu universo pessoal e profissional, maiores destaques e sucesso.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
A GUERRA DO ESTRANGEIRISMO - http://www.filologia.org.br/revista/artigo/7%2822%2908.htm – acesso em 16/05/2011
A REPRESENTAÇÃO POLÊMICA SOBRE O USO DE ESTRANGEIRISMOS NO BRASIL FEITA POR UM JORNALISTA NORTE-AMERICANO - http://www.uems.br/na/discursividade/Arquivos/edicao05/pdf/Mendonca.pdf - Acesso em 16/05/2011
GLOBALIZAÇÃO, COMUNICAÇÃO E DEMOCRACIA: DOS CONGLOMERADOS AO ATIVISMO DE MÍDIA - http://www.logos.uerj.br/PDFS/28/09_DanielMartinsresenha.pdf - acesso em: 16/05/2011