sábado, 24 de julho de 2010

AS RELAÇÕES DA ORALIDADE/ESCRITA E SUAS REPRESENTAÇÕES

A escrita alfabética conceitua-se por um código específico, que utilizado de forma clara e correta, expressa a ideia do que se pretende, pressupondo assim o domínio da língua escrita.
A compreensão do conceito dos elementos que constituem a textualidade e o estudo da leitura e da escrita, demandam a apropriação dos conteúdos relativos à codificação/decodificação, configurando uma relevante aquisição conceitual, que trata o princípio que fundamenta o desenvolvimento dos demais conteúdos da sistematização do código: a compreensão da escrita.Para Cavazotti (2009)
“A ideia de representação fundamenta o princípio alfabético da nossa língua, no sentido que a escrita obedece a um sistema fonético, isto é, os sinais que são utilizados na escrita representam os sons da fala. A apreensão desse princípio pode ser realizada pela reflexão que se inicia pela representação por meio de gesto, do desenho, passando à “leitura” de símbolos, de logotipos, da escrita dos números até alcançar a relação oralidade/escrita.”

Representações:

gestual/verbal: exposição do corpo em movimento

mimica: arte de representar por meio de gestos.


gestual/desenho: exposição de gestos através da representação de formas sobre uma superfície, por meio de linhas, pontos e manchas.

por meio de desenhos: exposição de diferentes e infinitas formas sobre uma superfície, por meio de linhas, pontos e manchas.

por símbolos convencionais: exposição do que representa ou significa outra coisa de acordo com as convenções sociais.

marcas e logotipos: exposição de símbolo formado por palavra ou letra com desenho característico para representar visualmente uma empresa, um
produto, etc.

emblemas ou insígnias: exposição por sinal distintivo dos membros de uma associação, irmandade,etc.

rótulos: exposição por arte em papel que se cola em embalagens e recipientes com indicação sobre o conteúdo

diferentes tipos de letra: exposição de diferentes tipos de sinais gráficos elementares com que se representam os vocábulos de uma língua escrita.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 
CAVAZOTI, Maria Auxiliadora. Compreendendo as relações oralidade/escrita. In: Prática Educativa de Língua Portuguesa. Curitiba IESDE Brasil S.A., 2009 p. 45-50


FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda – MINIAURÉLIO Sec XXI Escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4.ed.rev.ampliada – Rio de Janeiro: NOVA FRONTEIRA, 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário