O que esperar do rendimento escolar de um menino negro, filho de pais semi-analfabetos, que vive na periferia e nunca ouviu falar de Mozart ou internet? Nada de mais. A não ser que ele tenha as mesmas condições de aprendizado que qualquer outro estudante proveniente de um “berço” mais privilegiado. O estigma do fracasso escolar não é resultado exclusivamente da carência cultural. Mas, na prática pedagógica, ainda serve como base para justificar a falta de condições dos estudantes. Embora de modo involuntário ou inconsciente, há manifestações de racismo, discriminação social e étnica dentro da escola. Devido à heterogeneidade de sua população, o Brasil desconhece a si mesmo. Muitas vezes, tendemos a assumir estereótipos. Contra esse processo, é necessário reconhecer as diferenças. Esse é o caminho mais curto para superar o racismo e a discriminação.
Os conteúdos de Pluralidade Cultural podem ser resumidos na busca pela cidadania dentro de uma sociedade multiétnica e pluricultural, características do Brasil.
Principais objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) para desenvolver o tema:
▪ conhecer a diversidade do patrimônio etnocultural brasileiro, cultivando atitudes de respeito, reconhecendo a variedade cultural;
▪ valorizar as diversas culturas presentes no país, reconhecendo sua contribuição no processo de constituição da identidade brasileira;
▪ reconhecer as qualidades da própria cultura, valorizando-a criticamente e enriquecendo, dessa forma, a vivência de cidadania;
▪ desenvolver atitude de solidariedade em relação às pessoas vítimas de discriminação;
▪ repudiar toda e qualquer forma de discriminação baseada em diferenças de raça, etnia, classe social, crença religiosa, sexo e outras características individuais ou sociais;
▪ exigir respeito para si e para o outro, denunciando atitudes de discriminação ou qualquer violação dos direitos da criança e do cidadão;
▪ valorizar o convívio pacífico e criativo dos diferentes componentes da diversidade cultural;
▪ compreender a desigualdade social como problema de todos e como uma realidade que pode ser transformada;
▪ analisar atitudes e situações que podem resultar em discriminação e injustiça social.
A AULA IMITA A ARTE
Fazer uso das artes é uma boa forma de caracterizar identidades étnicas.
_ Música: explore a origem dos ritmos, características melódicas e instrumentos.
_ Artes plásticas: tente encontrar elementos para o trabalho escolar na seleção de material conforme a tradição – pedra, barro, ferro, cobre, metal – e a criação artística que mostra a relação do homem com a natureza.
_ Teatro: desenvolva atividades que envolvem o espaço teatral, como arenas e olimpos.
_ Literatura: aponte movimentos literários, a visão dos valores de diferentes épocas e reivindicações de diversos grupos sociais.
FONTE:
NOVA ESCOLA, edição especial, Parâmetros Curriculares Nacionais – fáceis de entender, ed. Abril , p. 15 e 16
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