segunda-feira, 30 de maio de 2011

COMO CONSERVAR ENERGIA NA ESCOLA – ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS

Conservar energia no contexto que está sendo tratado, significa: usar energia de forma inteligente; não jogar energia fora; assumir um compromisso com a preservação do planeta; gastar apenas o necessário, buscando o máximo de desempenho com um mínimo de consumo. 

VANTAGENS DE SE COMBATER O DESPERDÍCIO DE ENERGIA: 

•  responsabilidade com a qualidade de vida;
•  exercício de cidadania; 
•  maximização dos investimentos já efetuados no sistema elétrico; 
•  redução de custos para o país e para o consumidor; 
ampliação no tempo, da disponibilidade dos recursos renováveis e não-renováveis existentes;
•  contribuição, decisivamente para minorar os impactos ambientais; 
•  indução à modernização industrial e melhoria da competitividade internacional dos produtos fabricados no Brasil, sejam produtos de consumo ou bens duráveis.

Para dar início ao estudo questione com os alunos: “Como é simples acender uma lâmpada: basta mexer um botão e a lâmpada acende, alimentada pela energia elétrica. Onde essa energia é produzida? Como chega até a lâmpada? O que acontece quando acionamos o botão? 

O primeiro passo para a economia de energia elétrica é a conscientização sobre a importância e valor da energia. Para isso recomenda-se mobilização em torno dessa questão. A proposta é imbuir as pessoas do objetivo de cuidar do meio ambiente através da conservação da energia. A comunidade escolar poderá ser despertada para o combate ao desperdício de energia através de um plano de atividades como o descrito a seguir:

▪ fazer o levantamento e o registro do uso da eletricidade em todas as dependências da escola, relacionando os equipamentos, suas respectivas potências e o número aproximado de horas de funcionamento; 
▪ com os dados levantados, fazer o cálculo do consumo médio, por ambiente. Através da observação direta e de entrevistas, conhecer a rotina desses ambientes e levantar propostas para eliminar os desperdícios; 
▪ elaborar um plano de mudanças. Nessa etapa, é importante ouvir as sugestões das pessoas envolvidas, do profissional responsável pelas instalações elétricas, dos professores e de profissionais da área elétrica; 
▪ acompanhar o processo de mudanças, que deverá correr no ritmo próprio, respeitando as condições materiais da escola e as diferenças entre as pessoas;
▪ avaliar periodicamente os resultados do trabalho e divulgá-los na comunidade para que o movimento mantenha bom ritmo e seja crescente;
▪ estimular a expansão da campanha de conservação da energia e do meio ambiente para que ela atinja também as casas dos alunos, professores e funcionários da escola. 

FONTE: 
Companhia Energética de Minas Gerais Cemig Energia Eficiente Cidadania Inteligente; livro do professor. Belo Horizonte: Cemig 2004. p. 37 a 40

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