domingo, 6 de dezembro de 2009

1ª Mostra de Pedagogia do Colégio Metrópole - Universidade Castelo Branco



A “I Mostra de Pedagogia”, foi realizada em 31 de outubro de 2009 entre 10:00 e 14:00 horas e teve como idealizadores o corpo administrativo, docente e discente do Colégio Metrópole. Sua prática se deu pelos estudantes do curso Pedagogia, nas dependências da escola e em pontos estratégicos do Via Shopping Barreiro.

A feira contou com a colaboração em massa dos alunos e profissionais da instituição, que criaram ambientes, elaboraram projetos e os praticaram na mesma.

O evento foi de grande relevância informativa e integradora uma vez que enfocou o conhecimento, a criatividade, a organização e a capacidade cognitiva dos universitários através da criação de objetos, jogos, painéis, salas ambientes, trabalhos feitos com materiais recicláveis, slides, apresentação de shows, teatros e palestras, explanações e comentários pertinentes aos temas, colaborando assim com a desmistificação acerca da educação a distância.




sábado, 28 de novembro de 2009

LEGISLAÇÃO EDUCACIONAL - ABORDAGEM

Caro(a) professor(a).

A Constituição Federal de 1988 cita em seu texto a defesa da Educação como um direito subjetivo do cidadão, sendo dever do Estado garantir a mesma, o que aos poucos vem se praticando.

A partir de dezembro de 1996, entra em cena a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, relatada e defendida pelo professor e antropólogo Darcy Ribeiro (1922-1997), oferecendo em um texto legal e sintetizado um direcionamento bem flexível que norteia a Educação em nosso País.

A LDBEN 9394/96 propõe-se a uma educação de qualidade e visa uma transformação de ordem social, tendo como atores muito importantes no processo, os professores por serem em muitas das vezes formadores de opinião e também responsáveis pela educação e formação de seus alunos, portanto e sem fazer nenhum tipo de apologia, a prática docente torna-se incompleta e desamparada sem o conhecimento necessário da Carta Magna da Educação.

Além de a Lei encontrar-se arraigada no cotidiano do complexo universo escolar, ela é pauta de editais para concursos públicos e privados na área, tornando-se presença indispensável não só para os profissionais que já atuam, mas também para quem se propõe ao exercício da função e pretende executá-lo com eficiência.

FEIRA DE TECNOLOGIA E CIÊNCIAS DO COLÉGIO METRÓPOLE

A Mostra intitulada “Feira de Tecnologia e Ciências”, realizada em 28 de novembro de 2009 entre 10:00 e 14:00, teve como idealizadores o corpo administrativo, docente e discente do Colégio Metrópole.

Sua prática se deu pelos alunos dos cursos Técnicos de Edificações/Construção Civil, Segurança do Trabalho, Meio Ambiente e do Ensino Médio (suplência), expondo seus conhecimentos, criatividade, organização e estrutura, através de exposições de objetos, maquinários, maquetes e comentários pertinentes aos temas.


Modelo de computador dos anos 1970.

Maquete de plataforma petrolífera

Sala-ambiente: poluições visual e ambiental



domingo, 5 de julho de 2009

A coruja como símbolo da Educação e da Filosofia

 

Inicialmente, a coruja era símbolo da deusa grega Atena (Αθηνά, transliterado Athēná), patrona da cidade de Atenas, capital da arte, da filosofia e da cultura do mundo antigo. O equivalente latino para a deusa Atena era a diva romana Minerva.


Uma habilidade interessante desta ave é que a mesma possui a capacidade de girar a cabeça num ângulo de 360º. Dessa forma, a coruja pode ser escolhida como símbolo da Educação, uma vez que  a partir dessa característica, ela amplia seus horizontes e enxerga os fatos por diversos prismas, diferente da maioria dos outros animais, que enxergam somente numa direção.

Carta de Apresentação

Caro(a) educador(a).

A educação é um processo de formação que se alimenta de dedicação, compromissos, força de vontade, tempo, interação, informação e atualização. Além disso, a mesma visa o desenvolvimento da capacidade física, intelectual e moral de alguém ou de si mesmo, o que nos remete a grandes desafios e nos coloca diante de vários questionamentos: será que podemos? Será que estamos prontos? Estamos no caminho certo? Qual é o caminho certo?
A contemporaneidade e a globalização nos obrigam a estarmos sempre atualizados e atentos aos nossos conflitos entre teoria e prática escolar.
Inserido nesse processo e através de constante atualização, coloco-me a serviço da Educação não só atuando como profissional da área, mas também compartilhando através de encontros, experiências práticas e diferenciadas, que proporcionam momentos de reflexão, apoio técnico e consultivo que suavizam a complexa arte de educar.
Desejo a todos tranquilidade e sucesso na difícil, mas brilhante viagem ao centro de si mesmo, descobrindo novas e importantes emoções e instrumentos para a maior das artes: A EDUCAÇÃO!