sábado, 19 de junho de 2010

CIDADANIA MODERNA E MOVIMENTOS SOCIAIS - SÍNTESE

A cidadania praticada na atualidade, tem seus conceitos e práticas geridos a partir do resultado de três importantes movimentos históricos: a revolução Inglesa, a guerra de Independência dos Estados Unidos da América do Norte e a Revolução Francesa, que a partir de suas peculiaridades, marcaram o século XVIII e transformaram o planeta.
Como resultado deste processo histórico, marcado por lutas e revoluções que tinham como ideais, a proteção dos indivíduos, da propriedade e da participação em decisões governamentais, ocorridas em territórios norte-americano e europeu a cidadania contemporânea, ampara-se na democracia, tendo-a como aliada necessária, afim de cumprir seu papel e aprimorar-se, em sua condição essencial: o usufruto de direitos civis, políticos e sociais.
No Brasil, desde o final dos anos 1970, relevantes movimentos sociais ganharam força, marcaram época e fizeram história, mas ainda encontramos a cidadania brasileira, como tantos outros processos fundamentais, atrelados ao poder econômico, uma vez que a população usufrui com maior ou menor intensidade, de acordo com seus bens e poderes o que resulta numa prática democrática deficiente para o pleno exercício da mesma.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

NOGUEIRA, José Augusto de Souza – CIDADANIA MODERNA E MOVIMENTOS SOCIAIS – Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008, pag. 39-43

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda – MINIAURÉLIO Sec XXI Escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4.ed.rev.ampliada – Rio de Janeiro: NOVA FRONTEIRA, 2001