quinta-feira, 10 de junho de 2010

RESUMO - CONCEITO E ELABORAÇÃO

Resumo: exposição abreviada de um acontecimento, texto, livro, peça, etc; condensação em poucas palavras.
Para elaborar um bom resumo, é necessário o entendimento do texto, através de leituras (no mínimo três) e a partir daí, começar o trabalho. É por meio da prática e da leitura que a escrita desenvolver-se-á melhor.

Tipos de resumo:

indicativo: indica as idéias principais do texto, sem dados qualitativos ou quantitativos.
informativo: informa, fornecendo todos os dados relevantes para que essa informação seja suficiente ao leitor.

Estrutura do resumo:

Introdução, desenvolvimento e conclusão: o resumo não é um texto “colado”. Não adianta encontrar o tópico frasal e os argumentos que o sustentam se eles não receberam um trato em termos de organização textual.

Introdução: é o início do texto, contendo o tema a ser desenvolvido, exposto com muita clareza. Envolve o problema a ser analisado. Pode ser exposto em apenas um parágrafo.
Desenvolvimento: é o corpo do texto, onde se organiza o pensamento. Geralmente sua estrutura ocupa 50% do texto.
Conclusão: é a síntese do problema tratado no decorrer do texto, o fechamento da redação. Pode também ser exposta em um único parágrafo, tendo o ponto de vista do escritor, mesmo já tendo aparecido nas outras partes, um maior destaque.

Mostrar as idéias através da compreensão do redator do resumo: deve-se usar um estilo pessoal para cômpor o texto, a fim de que o mesmo não seja um recorte do original.

A extensão de um resumo de notas e comunicações breves é de 100 palavras: o resumo é proporcional ao texto, portanto quanto menor for o texto, menor será o resumo, sendo importante, que nele conste o tema, os objetivos e as hipóteses que permeiam o trabalho.

A extensão do resumo para monografias e artigos deve ser de até 250 palavras: em geral trata-se de um trabalho mais extenso, consequentemente o resumo será maior do que notas e comunicações breves.

A extensão do resumo para relatórios e teses é de 500 palavras: costuma ser maior ainda , sendo portanto seu resumo maior do que de monografias e artigos.

Técnicas de resumo:

Ler integralmente o texto para descobrir a temática principal: quando se sabe que a tarefa é condensar um texto, devemos lê-lo com muita atenção, para familiarizar-mos com a temática principal, pois é tendo-a como base que o autor desenvolverá os argumentos.

Realizar uma segunda leitura, para que haja uma compreensaão mais detalhada do texto: num primeiro momento, podemos achar uma temática central, mas é em uma segunda leitura que teremos certeza.

A partir da terceira leitura é que se começa, então, o trabalho de redação do resumo: segmentar o texto em partes – por parágrafos, por capítulos ou por oposição de ideias, de tempo, de lugar, de comportamento dos personagens; destacar a(s) ideia(as) principal(is) e cada parte segmentada; reunir todos os procedimentos anteriores num texto reduzido, mantendo o estilo do autor, a coesão e a coerência, de forma a estabelecer relação entre as ideias destacadas no texto original.

Dar a redação final: depois de todos os passos, podemos escrever o texto final, cuidando de todos os aspectos que lhe dão características de texto.

REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA:
Leitura e produção de textos - CORREA, Vanessa Loureiro - 2ª edição
Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2006