terça-feira, 5 de julho de 2011

FAUVISMO E FUTURISMO



FAUVISMO 

Compare as pinturas impressionistas de Monet e as obras futuristas de Boccioni com o uso livre da cor nesta tela de Derain. A tela ao lado, trata-se de um belo exemplo de fauvismo. A exposição de estréia do grupo que se tornaria conhecido como “Les Fauves” ( os animais selvagens), em 1905, marcou a primeira revolução artística do século XX. Querendo incendiar a Escola de Belas-Artes com os vermelhos e azuis puros, os fauvistas libertaram a cor de suas amarras à realidade, indo além do efeitos do impressionismo. 

  

FUTURISMO 

Era 1917. Rompendo com a tradição e anunciando o advento das máquinas, da velocidade e das multidões, o Futurismo foi criado. Nesse movimento artístico irrompe a sensação de dinamismo, de simultaneidade e uma nova concepção de espaço (“o espectador é colocado no centro do quadro”), espelhando-se também na poesia (Martinetti), no teatro (Bragaglia), na música (Russollo). A obra de Boccioni, ao lado, é um exemplo do futurismo, que se alinhava com a ebulição das metrópoles.
  
FONTE: 
 Ofício do professor: aprender mais para ensinar melhor: Programa de Educação a Distância para professores de 5ª a 8ª séries e Ensino Médio: 2. O mundo Hoje: transformações e tensões/ Carlos Emílo Franco... [et al]; criação e supervisão Guiomar Namo de Mello; coordenação geral Teresa Crstina Rego. - São Paulo: Fundação Victor Civita, 2004 - p. 13 e 14

2 comentários: