quarta-feira, 1 de setembro de 2010

MATEMÁTICA – Por que ensiná-la?

O percurso da Matemática ao longo dos anos nos mostra grandes feitos e grandes descobertas. Em qualquer época, os povos estiveram, e estão preocupados com as necessidades primárias e urgentes ligadas à alimentação, ao vestuário, à habitação, ao transporte e ao desenvolvimento de instrumentos bélicos. Por trás dessas questões, encontram-se os problemas matemáticos e os pensadores que se depararam com eles. 

Matemática é a ciência abstrata do espaço, dos números e da quantidade, ou ciência que estuda as propriedades de entes abstratos, pelo emprego do raciocínio dedutivo. Era praticada pelos antigos egípcios, sumerianos, indianos e chineses de forma rudimentar, especialmente em mapas e para fins comerciais. 
A matemática pura foi desenvolvida pelos gregos e depois pelos árabes, que introduziram os antigos numerais hindus da Europa durante o século X. A Renascença deu-lhe grande impulso e, no século XVII, houve avanços em vários campos, com a invenção dos logaritmos, da geometria algébrica e do cálculo. 

A nova matemática surgiu no século XX, depois de investigações sobre os fundamentos lógicos da matéria. A teoria dos conjuntos foi introduzida e a chegada dos computadores impôs sua própria disciplina, libertando também os matemáticos do trabalho enfadonho dos longos cálculos. 

O mundo contemporâneo é sem dúvida, dominado pela ciência e pela tecnologia e isso se explica, em grande parte, pela matemática. A história da ciência revela que várias disciplinas aplicadas se valem cada vez mais dos procedimentos matemáticos e estes, em contrapartida, se inspiram em questões trazidas pela prática para progredir. 

Nas últimas décadas do século XX, estruturou-se uma definição acerca do conceito da matemática que tem ampla aceitação entre os especialistas: matemática é a ciência das regularidades , dos padrões, voltando-se para o estudo das propriedades, dos números e figuras geométricas e das relações que se estabelecem entre elas, dividindo-se a grosso modo em matemática pura, raciocínio abstrato baseado em axiomas e aplicada, que envolve o uso da matemática em outros campos do conhecimento, como a física, química, astronomia, engenharia economia etc. As principais divisões da matemática pura são a álgebra e a geometria. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

CARVALHO, Ana Márcia Tucci de – et.al. - FUNDAMENTOS TEÓRICOS DO PENSAMENTO MATEMÁTICO – Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009 – p.153 - 155 

SUA PESQUISA.COM http://www.suapesquisa.com/matematica/ (acesso em 01/09/2010)

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