terça-feira, 31 de agosto de 2010

ARISTÓTELES – VIDA E OBRA – BREVE HISTÓRICO

"O homem livre é senhor de sua vontade e somente escravo de sua própria consciência."


Aristóteles - do grego: Ἀριστοτέλης, transliterado Aristotélēs -  nasceu em Estágira, Macedônia, em 384 a.C., filho de um médico . Aos 17 anos integrou-se na academia de Platão, onde permaneceu até pouco após a morte deste em 348 -7. Foi durante todo esse tempo, discípulo e crítico de Platão, mas também nesse período, começou a trilhar seu próprio caminho.

Com a morte de seu mestre, instalou-se em Assos, na Eólida, casou-se com Pítias, sobrinha de Hérmias, tirano local e eventual ouvinte de Platão, mudando-se depois para Lesbos, até ser chamado em 343 à corte de Felipe da Macedônia para encarregar-se da educação de seu filho, função que exerceu até 336 a.C., quando Alexandre subiu ao trono.

Em 333 voltou a Atenas onde fundou uma escola, o Liceu (também chamada Peripatética  - do grego “caminho”- nome decorrente do hábito de Aristóteles de ensinar ao ar livre, muitas vezes sob as árvores que cercavam o local) e preparou uma coleção de manuscritos que se tornou modelo para as bibliotecas que surgiram posteriormente. Ao contrário da Academia de Platão, o Liceu privilegiava as ciências naturais, cobrindo os campos do conhecimento clássico de então: filosofia, metafísica, lógica, ética, política, retórica, poesia, biologia, zoologia, medicina e estabeleceu as bases de tais disciplinas quanto a sua metodologia científica. 

Com aproximadamente 61 anos, Aristóteles foi obrigado a deixar Atenas, em virtude da morte do “ex-aluno”, Alexandre o Grande (323 a.C.) e do sentimento antimacedônico predominante. O famoso filosofo nessa época, já era casado com Hérpiles, uma vez que Pítias havia falecido pouco tempo depois do assassinato de Hérmias, seu protetor. Com Hérpiles, teve uma filha e o filho Nicômaco. Morreu em 322 a.C na Cálcida. 

Para compreendermos a originalidade da contribuição do pensamento de Aristóteles, dois fatores são essenciais: a influência da formação experimental herdada de seu pai e a força filosófica platônica, duas tendências opostas que encontraram uma resposta original. O primeiro fator funciona como ponto de partida ou pano de fundo para a refutação do segundo fator de influência. Assim a filosofia aristotélica valoriza o que é empírico como crítica à teoria platônica das idéias. Em termos, Aristóteles formula uma filosofia realista contra o pensamento idealista de Platão. 

Principais obras de Aristóteles, agrupadas por matérias:
– Lógica: Categorias, Da Interpretação, Primeira e segunda analítica, Tópicos, Refutações dos Sofistas;
_ Filosofia da natureza: Física;
_ Psicologia e antropologia: Sobre a alma, além de um conjunto de pequenos tratados físicos;
_ Zoologia: Sobre a história dos animais;
_ Metafísica: Metafísica;
_ Ética: Ética a Nicômaco, Grande ética, Ética a Eudremo;
_ Política: Política, Economia;
_ Retórica e poética: Retórica, Poética. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

Empresa Folha da Manhã S.A., 1996
Encarte das edições de domingo da Folha de S. Paulo de março a dezembro de 1996.

Grande Enciclopédia Barsa – 3ª ed. – São Paulo: Barsa Planeta Internacional Ltda., 2004
  
TRICHES, Ivo José et. Al – Tópicos da Filosofia da Educação – Aristóteles e a Filosofia como totalidade dos saberes. Curitiba IESDE Brasil S.A., 2006 – p. 17 

Um comentário:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir