quarta-feira, 20 de abril de 2011

EDUCAÇÃO NA ESCOLA

Por intermédio da educação escolar são construídos os conceitos e apropriados os conhecimentos que poderão promover a autonomia e a emancipação do educando, em direção ao seu crescimento social. Atualmente, é essencial para a sobrevivência e o alcance do bem-estar de uma comunidade e tem se consolidado como uma via extremamente eficaz no combate à exclusão social. 

Nesse sentido, a função da escola deixou de ser meramente reprodutora. A simples transmissão de conteúdos formais, visando à capacitação para a inserção no mercado de trabalho deixou de ser objetivo principal dos planejamentos de ensino. Além do currículo composto pelas disciplinas tradicionais, propõe-se a inserção de temas transversais, vinculados ao cotidiano da população, como ética, meio ambiente, consumo, saúde, entre outros. O foco è a socialização do indivíduo, criando um ambiente próprio para a discussão e a participação, de modo a preparar a pessoa para atuar na sociedade como partícipe da construção de sua própria história, em busca do exercício da cidadania plena.

Isso configura um cenário em que o processo de aprendizagem se torna tão importante quanto o ensino. O objetivo principal é que o aluno aprenda, fundamentalmente, pela experiência, pelo que descobre por si mesmo. O professor, em oposição à escola tradicional, é visto como um facilitador no processo de busca do conhecimento. Ele é o organizador e coordenador das situações de aprendizagem, adaptando suas ações às características individuais dos alunos, para que este desenvolva suas capacidades e habilidades intelectuais (BRASIL, 1998).

Para tanto, a escola precisa, em seu Projeto Político Pedagógico, promover ações voltadas para a formação, a integração social e o exercício da cidadania, tornando-se um espaço privilegiado onde são discutidas diversas estratégias que envolvem tanto o estabelecimento de ensino quanto o desenvolvimento do seu entorno, visando à qualidade de vida de toda a sociedade.

O sujeito que passa por um processo educativo, possivelmente estará mais preparado para a defesa dos seus direitos econômicos, sociais e culturais. Assim, qualquer ação que pretenda melhorar as condições de vida das populações, em especial as menos favorecidas, tem maior chance de sucesso, se contar com a participação da comunidade escolar. 

FONTE: 
Brasil. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Vigilância Sanitária e Escola: parceiros na construção da cidadania / Agência Nacional de Vigilância Sanitária. – Brasília: Anvisa, 2008. P. 17

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