terça-feira, 26 de abril de 2011

A VIDA NA TERRA EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

Segundo uma das mais aceitas teorias científicas, conhecidas como Big Bang, a Terra se originou de uma grande explosão ocorrida há pelo menos 15 bilhões de anos, a partir da qual formaram-se as galáxias e estrelas, incluindo o nosso sistema solar. Os primeiros sinais de vida no Planeta, as bactérias, ocorreram muito tempo depois, cerca de 3 bilhões de anos. 

A espécie humana demorou ainda mais para aparecer. O homo sapiens, que seria o ancestral mais próximo dos seres humanos, surgiu cerca de 40 mil anos atrás. Quase nada, se comparando à origem da vida na Terra. 

Várias espécies de plantas e animais sofreram sucessivas transformações. Entre elas, o próprio ser humano, que veio evoluindo não somente em suas características físicas, mas também em seu poder de transformar a natureza. 

Dotado dessa capacidade transformadora, ao longo de sua trajetória, o ser humano fez grandes descobertas, entre elas, o fogo, a roda e a agricultura, que lhe garantiram melhores condições de vida. 

Outros tempos – No entanto, há apenas 150 anos, o homem transformou ainda mais o seu modo de vida, com repercussões até os dias de hoje. Em 1885, na Inglaterra, começou um período de grandes inventos e máquinas, chamado de Revolução Industrial, que marcou justamente a fase da indústria, da produção em série. 

Foram muitas décadas de produção, sem muita preocupação com a natureza. Mas os primeiros desastres ambientais e o agravamento de conflitos entre os povos serviram de alerta para a humanidade. É chegada a hora de retomar o caminho da evolução. 

FONTE: 
Revista Semeando – Agenda 21 na prática - Sustentabilidade e Meio Ambiente – Edição Anual - Ano 4 - 2009, p.09

Nenhum comentário:

Postar um comentário