quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CONTAÇÃO DE HISTÓRIA - A INVASÃO DAS BORBOLETAS

Através da dinâmica contar/ouvir histórias é possível viajar para mundos imaginários que mesmo momentaneamente, povoam a mente do contador e dos ouvintes, estimulando prazerosamente o hábito da leitura. A descoberta de novas palavras, o encontro com a música e com a sonoridade das frases, dos nomes, tornam-se grandes aliados, uma vez que despertam a curiosidade para culturas diversas, onde o lúdico e a aprendizagem caminham juntos, colaborando efetivamente com o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes.

A contação de histórias, pode ser identificada como uma atividade de comunicação vocal do texto escrito, exigindo do contador, performances diferenciadas na construção artística de múltiplos personagens, a fim de garantir e estabelecer fortes relações e reações de seu público, assegurando ao mesmo o enriquecimento de seu vocabulário e o auxilio no desenvolvimento da leitura e da escrita.


DATA COMEMORATIVA: PRIMAVERA 

A primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres. 

A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.  

História contada inspirada no livro: 

                                                      A INVASÃO DAS BORBOLETAS

Autores: LILIANE DARDOT, ANGELA LAGO
Gênero: Infanto-Juvenis - Literatura Infantil 
Editora: RHJ LIVROS 

Sinopse: Uma história fantástica, partindo da realidade e chegando ao inusitado. Num sonho engraçado, o menino vê seu quarto invadido por borboletas gigantes que queriam espetá-lo num quadro de avisos. 




 

Cenário criado a partir da leitura e estudo do livro em questão. História contada e encenada pelas auxiliares de Biblioteca:
Lessandra de Carvalho
Dalva Duarte Procopio
Mary de Lourdes Oliveira Santos

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário