Através da dinâmica contar/ouvir histórias é possível viajar para mundos imaginários que mesmo momentaneamente, povoam a mente do contador e dos ouvintes, estimulando prazerosamente o hábito da leitura. A descoberta de novas palavras, o encontro com a música e com a sonoridade das frases, dos nomes, tornam-se grandes aliados, uma vez que despertam a curiosidade para culturas diversas, onde o lúdico e a aprendizagem caminham juntos, colaborando efetivamente com o desenvolvimento cognitivo e social dos estudantes.
A contação de histórias, pode ser identificada como uma atividade de comunicação vocal do texto escrito, exigindo do contador, performances diferenciadas na construção artística de múltiplos personagens, a fim de garantir e estabelecer fortes relações e reações de seu público, assegurando ao mesmo o enriquecimento de seu vocabulário e o auxilio no desenvolvimento da leitura e da escrita.
DATA COMEMORATIVA: PRIMAVERA
DATA COMEMORATIVA: PRIMAVERA
A primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres.
A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral". A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de Março e termina a 21 de Junho. A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.
História contada inspirada no livro:
A INVASÃO DAS BORBOLETAS
A INVASÃO DAS BORBOLETAS
Autores: LILIANE DARDOT, ANGELA LAGO
Gênero: Infanto-Juvenis - Literatura Infantil
Editora: RHJ LIVROS
Sinopse: Uma história fantástica, partindo da realidade e chegando ao inusitado. Num sonho engraçado, o menino vê seu quarto invadido por borboletas gigantes que queriam espetá-lo num quadro de avisos.
Cenário criado a partir
da leitura e estudo do livro em questão. História contada e encenada pelas
auxiliares de Biblioteca:
Lessandra de Carvalho
Dalva Duarte Procopio
Mary de Lourdes Oliveira Santos
Nenhum comentário:
Postar um comentário