quarta-feira, 21 de setembro de 2011

O IDEB DE BELO HORIZONTE E SUAS METAS

A pesquisa junto ao IDEB, merece atenção especial, uma vez que o mesmo retrata e auxilia a análise da realidade educacional nos municípios, estados e no país, através do desempenho dos estudantes das escolas públicas, em avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Anísio Teixeira e traça metas para o futuro educacional brasileiro. 


CONCEITO - O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado em 2007 para medir a qualidade de cada escola e de cada rede de ensino. O indicador é calculado com base no desempenho do estudante em avaliações do INEP e em taxas de aprovação. Assim, para que o IDEB de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente a sala de aula. 

OBJETIVOS - O índice é medido a cada dois anos e o objetivo é que o país, a partir do alcance das metas municipais e estaduais, tenha nota 6 em 2022 – correspondente à qualidade do ensino em países desenvolvidos. 

A partir da pesquisa divulgada pelo site do MEC, o IDEB observado em 2007 para o município de Belo Horizonte, no último ano do Ensino Fundamental/9 ficou em 3,4 enquanto que as metas para o mesmo ano encontra-se em 3,7, retratando que o desempenho dos estudantes encontrava-se neste período deficitário, abaixo da média, o que demonstrou a deficiência da rede municipal de ensino de Belo Horizonte. 

Já em 2009, para o mesmo ano escolar da mesma etapa da Educação Básica, o IDEB observado foi de 3,8 e as metas também ficaram em 3,8, o que nos leva a concluir que o desempenho melhorou em relação a 2007, ficando dentro do esperado, porém muito distante do que podemos chamar de educação de qualidade.

A meta para 2021 é de 5,6, e se levarmos em conta a média de desempenho dos anos analisados e do desempenho esperado para os próximos anos, o mesmo poderá ser positivo e a meta alcançada, entretanto para se conquistar sucesso, muitos investimentos fazem-se necessários por parte do poder público do município de Belo Horizonte.

O IDEB no país,  demonstrado nos mesmos periodos, para os anos finais da mesma etapa da Educação Básica respectivamente foram 3,8 e 4,0 e as metas projetadas foram 3,5 e 3,7. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS:

IDEB – ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA – disponível em http://sistemasideb.inep.gov.br/resultado/ - acesso em 24/08/11

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