terça-feira, 20 de setembro de 2011

O PEDAGOGO EM DIFERENTES ESPAÇOS SOCIAIS



A prática pedagógica em espaços midiáticos, editoras, empresas de turismo, hospitais, setores de recursos humanos e empresas do terceiro setor é uma atividade reconhecidamente relevante no enfrentamento da intelectualização nos processo de produção, e desenvolvida em vários desses espaços através de contratação dos setores privados, mas é também atualmente desenvolvida por   profissionais do ramo que dedicam voluntariamente seu tempo em prol dessas atividades.



A Pedagogia extra-escolar possui merecida importância no cenário contemporâneo, uma vez que ampara a dimensão e diversidade humana, diante do competitivo e complexo mercado de trabalho. Mais que uma ferramenta de apoio, o Pedagogo está se tornando uma realidade necessária em diversas instituições não escolares. A atuação desses profissionais já encontra-se prevista e legalmente reconhecida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia.

A partir de meados do século XX, a prática pedagógica em espaços não escolares iniciou um processo de questionamento e passou a ser encarada como uma necessidade nas Instituições brasileiras, de diversos setores empresariais. Atualmente ela tornou-se uma importante aliada das mesmas. 

Os indispensáveis investimentos na intelectualização dos processos produtivos na contemporaneidade, faz da presença do pedagogo em espaços Institucionais extra-escolares uma realidade crescente e de grande aproveitamento, uma vez que a promoção da educação e da cultura colabora com múltiplas atuações tais como: planejamento, estratégias, recrutamento de pessoal, recuperação de doentes, difusão cultural em espaços midiáticos, entre outros, resultando num significado crescimento desses setores empresariais. 

As ações pedagógicas nesses espaços, mesmo que legalmente respaldadas, e hoje parte integrante dos cursos de pedagogia, não são executadas apenas por profissionais contratados, mas também por diversos grupos de voluntários ou por organizações não-governamentais que a partir de sua dedicação tem conseguido atingir resultados extremamente significativos, como por exemplo, o excelente trabalho dos Doutores da Alegria, sempre divulgado pela mídia e aplaudido pelos brasileiros. 

Contudo, um maior investimentos das políticas públicas educacionais e estruturas de ensino, nestes espaços, a partir da abertura de vagas por concursos públicos e maiores investimentos em materiais de trabalho compatíveis, alicerçariam de forma mais sólida, tais práticas, que em contrapartida colaborariam e muito para o crescimento de todo o país. 

REFERÊNCIAS BIBILOGRÁFICAS: 

O PEDAGOGO EM ESPAÇOS NÃO ESCOLARES – disponível em http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2007/trabalhos/humanas/inic/INICG00751_01C.pdf - acesso em 06/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário