A partir das tecnologias de suas épocas, diferentes povos no planeta, compreendiam que a passagem do tempo tinha ligação com as mudanças observáveis da natureza, principalmente as movimentações realizadas pelo Sol e pela Lua, e sentiram a necessidade de registrar tais fatos, fazendo surgir os calendários.
Calendários surgiram em épocas diferenciadas, com formatos diversos e em todos os cantos do mundo, e sofreram muitas alterações, provocadas por vários motivos, tais como, avanços tecnológicos, guerras ou revoluções e tem como conceito: sistema para contagem e agrupamento de dias que visa atender, principalmente, às necessidades civis e religiosas de uma cultura. As unidades principais de agrupamento são o mês e o ano.
A palavra calendário origina-se do latim calendae, Kalendas (calendas) e significava “chamar”. Calendas era uma das três divisões principais do calendário romano; especificamente, era o primeiro dia do mês e, no qual, as contas deveriam ser pagas.
Na atualidade coexistem diferentes tipos e modelos de calendários, que podem ser encontrados em uso, em várias partes do planeta.
Como ferramenta de apoio pedagógico, o calendário tem uma grande importância, uma vez que a partir do contato com a história do mesmo, percebe-se que nela encontra-se o registro de diversos processos culturais, pelos quais vivenciaram os povos que o utilizaram, inclusive para demarcar o nascimento de um Império ou de uma religião.
Para efeito de estudos, trabalhos e ou atividades com estudantes em geral, é importante realçar três calendários utilizados na atualidade e que representam mundos diferentes. São eles: o calendário cristão, o calendário judeu e o calendário islâmico, que indiscutivelmente apoiarão a compreensão da cultura e dos conflitos existentes nestes mundos, que são representados pelos mesmos
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
MINIDICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUÊSA/ organizado pelo Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. – 2.ed.rev. e aum.- Rio de Janeiro: Objetiva, 2004
SOUZA, Daniela dos Santos et. al. Fundamentos Teóricos e Prática Educativa das Ciências Humanas – Calendários – Curitiba: IESDE Brasil S.A.., 2008 – p. 97 e 98
Nenhum comentário:
Postar um comentário