segunda-feira, 2 de agosto de 2010

PROFESSOR GESTOR - TEMPOS MODERNOS, RUMOS NECESSÁRIOS





Vivenciamos um momento de profundas transformações de ordem mundial, onde os caminhos a serem trilhados nos fazem pensar e repensar em nossos e novos valores e atitudes. 

Diante desse incerto contexto, encontra-se inserido, o professor, lutando para se assumir enquanto profissional do humano, do social e do político, atendendo a uma sociedade ávida por informações, atualizações e que  frente à contemporaneidade enfrenta novos desafios, não só no que diz respeito ao reconhecimento pela sociedade do conhecimento, mas também à atualização e ao aperfeiçoamento de seu potencial, tornando-se necessário para tal, o gerenciamento de vários fatores que conferem ao profissional docente um novo perfil: o gestor.

Como gestor, podemos entender um profissional administrador, pessoa responsável pela otimização do funcionamento de uma estrutura ou profissional que atua através da tomada de decisões racionais e fundamentadas, que compila e trata os dados e informações relevantes em prol do desenvolvimento e satisfação dos interesses de todos os seus colaboradores, almejando cumprir satisfatoriamente com as necessidades da sociedade em geral ou de um grupo em particular, respeitando o ser humano como pessoa, sujeito.

Segundo FREITAS:
 “O educador não é mais aquele que vende seu tempo para a escola, mas sim um detentor de competências que agrega valor para o alcance dos objetivos institucionais.”

 Com base no exposto e na transformação acelerada da sociedade em geral, onde estudantes, crianças ou jovens, aprendem principalmente a partir da linguagem eletrônica, dominam e utilizam com facilidade as tecnologias e apresentam uma adolescência precoce, é preciso que o professor seja empreendedor e construa uma ideia positiva de si e da escola, planejando suas ações, prevendo suas consequências, estimulando e utilizando as tecnologias a ele disponíveis, estabelecendo com os estudantes, metas a curto, médio e longo prazo, resultado esse que só será obtido a partir da gestão de espaços e estratégias, o que indiscutivelmente favorecerá a prática docente diante da atualidade e o auxiliará no cumprimento de seu papel de agente socializador do saber.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

REVISTA PROFISSÃO MESTRE
acesso em 07/07/2010

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda – MINIAURÉLIO Sec XXI Escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4.ed.rev.ampliada – Rio de Janeiro: NOVA FRONTEIRA, 2001

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