É muito antiga a preocupação do homem em conhecer o meio no qual se desenvolve. Ela se dá, ou por curiosidade ou por fins econômicos ou políticos. A abordagem sistemática do conhecimento da Terra é precisamente o objetivo da Geografia, disciplina cujo nascimento pode ser situado na própria origem do homem, embora só tenha alcançado a qualificação de ciência com o florescimento da civilização grega.
Atualmente diversas nações mundiais vivem e assistem momentos de angústia e medo, através dos meios de comunicação que cada vez mais rápido, até em tempo real, apresentam notícias de um cenário de catástrofe e terror, graças as tecnologias desenvolvidas. O tempo e o espaço são continuamente desafiados pela maximização das redes eletrônicas.
Principalmente, no final do século XX, observa-se um grande esforço das ciências naturais e humanas, em buscar respostas e estimular ações concretas que permitam aos indivíduos libertarem-se da alienação socioespacial, e superá-la
O conhecimento experimental do espaço é o primeiro estágio de desenvolvimento humano, servindo como produtor das primeiras referências espaciais para o conhecimento do ambiente vivido. Os primeiros humanos, memorizavam seu ambiente e retornavam a ele horas após caçar em campo aberto ou nos bosques, em longas distâncias.
No entanto, o ser humano levou milhares de anos para ordenar suas reflexões sobre as informações espaciais, criar os primeiros sistemas matemáticos para referenciar o espaço terrestre e organizar uma descrição da superfície planetária.
Há pouco mais de cem anos, nas universidades européias, constitui-se a cadeira de Geografia, e de lá para cá essa disciplina é ensinada e promovida nas sociedades contemporâneas, preocupando-se particularmente com a localização de seu objeto, com as inter-relações dos fenômenos ( especialmente a relação entre a sociedade humana e a terra, da mesma forma que a ecologia), com a regionalização e com as afinidades entre as áreas.
A Geografia pesquisa a respeito dos lugares onde as pessoas vivem, sua distribuição sobre a superfície da Terra e os fatores – ambientais, culturais, econômicos e relativos a recursos naturais – que inflem nessa distribuição tentando responder a questões sobre a possibilidade de reconhecer uma região pela população, meio de vida e cultura e sobre os movimentos e relações que ocorrem entre os diferentes lugares do planeta.
CONCEITO
Geografia é o estudo da natureza, do meio ambiente físico e humano da Terra. Sua denominação procede dos vocábulos gregos geo (“Terra”) e grapheim (“escrever”).
Classificação:
- Geografia física: diz respeito ao ambiente físico da Terra (atmosfera, biosfera, hidrosfera e litosfera);
- Geografia humana: estudo das pessoas e suas atividades, ocorrendo em ambas, a ênfase na análise espacial. Na análise ecológica, aborda-se a interação entre os elementos humano e geofísico.
A área habitável da superfície terrestre apresenta várias características:
• interação dos elementos físicos, biológicos e humanos, como relevo, clima, água, solo, vegetação, agricultura e urbanização;
• grande variabilidade do ambiente de um lugar para o outro;
• regularidade com que se registram fenômenos, como os climáticos, o que permite generalizações sobre sua distribuição espacial.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda – MINIAURÉLIO Sec XXI Escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4.ed.rev.ampliada – Rio de Janeiro: NOVA FRONTEIRA, 2001
GUERRA, Antonio J. T. & CUNHA, Sandra B. Geormorfologia: uma atualização de base e conceitos / organização. 2001.
SOUZA, Daniela dos Santos et. al. Fundamentos Teóricos e Prática Educativa das Ciências Humanas – A Ciência da Terra. Curitiba: IESDE Brasil S.A.., 2008 – p. 113 e 114
Oi Wellington, blz?
ResponderExcluirParabéns pelo blog!
Cada vez mais sofisticado, interessante...
Vc pode enviar-me por e-mail as leis q mais caem em concurso? Caso possa: liliguedes@hotmail.com
Trabalhamos juntos no Aurino, esposa do Deivison (informática)
Um abraço
Lenir Guedes
Olá Wellington.
ResponderExcluirPost publicado.
Até mais.
Excelente o seu texto. Não me comprou porque não precisava,rsrs sempre gostei de Geografia.
ResponderExcluirEsta frase resume bem a importância do texto: "libertarem-se da alienação socioespacial". Lembrou-me o povo americano, totalmente ignorante sobre Geografia mundial. Dá pena!
Principalmente nos dias atuais, com as mudanças climática nos afligindo, fica mais importante ainda conhecer a matéria.
um abraço
Atena
have a peek heretry this web-site Homepagecheck here his comment is hereour website
ResponderExcluir