segunda-feira, 25 de abril de 2011

ARTE E ESPORTES

Os esportes e as artes têm um papel fundamental na formação de crianças e jovens, pois desenvolvem conhecimentos habilidades, valores e posturas que contribuem para um crescimento harmônico e para a formação da cidadania. Atividades esportivas e artísticas costumam agradar muito aos alunos e alunas e devem atrair colaboradores para a escola. 

ESPORTES: o esporte está presente em nosso cotidiano como instrumento de melhoria da qualidade de vida. A prática esportiva inclui, além da atividade física, o cultivo de hábitos adequados de alimentação, higiene e repouso, a convivência social e uma vida cultural ativa e diversificada.

Além da promoção da saúde decorrente do exercício das funções fisiológicas (respiração, circulação sanguínea, resistência, força, flexibilidade, entre outras), o ser humano busca por meio do esporte, o equilíbrio e o bem-estar. 

O esporte mobiliza o raciocínio e a afetividade, desenvolvendo capacidades como previsão, cálculo dos deslocamentos, antecipação de manobras táticas, tomada de decisão, imaginação, além de criatividade, ousadia, improvisação, solidariedade e cooperação. 

Na prática do esporte experimentam-se o prazer do movimento, a expressão de emoções e sentimentos, o cultivo da disciplina e da perseverança, a superação de limites e uma série de outros aspectos que, juntos, podem contribuir para uma ampliação do conhecimento de si, do outro e da realidade em que vivemos. Dessa forma, o esporte fortalece a auto-estima do indivíduo e contribui para a melhoria da qualidade de seu relacionamento com as pessoas. 

ARTE: a arte faz parte da vida e da cultura de um grupo, de um povo. É uma linguagem, uma forma de expressar e comunicar significados por meio de símbolos. Autor e público se deixam tocar num processo “de duas mãos” que envolve pensamento, intuição, sensibilidade e imaginação. A arte é a realidade percebida de um outro ponto de vista; o artista desafia as coisas como são, para revelar com poderiam ser.

Presente em todas as culturas, a arte exprime sentidos, educa a sensibilidade, possibilita o exercício da imaginação.

FONTE: 
Amigos da escola – todos pela educação - Esportes e artes – O jogo da imaginação – CENPEC

4 comentários: