sexta-feira, 8 de outubro de 2010

DIÁRIOS DE CLASSE - CONCEITO E REGRAS GERAIS




Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 9394/96: 

Art. 24 
Inciso I – a carga horária mínima anual será de oitocentas horas, distribuídas por um mínimo de duzentos dias de efetivo trabalho escolar, excluído o tempo reservado aos exames finais, quando houver; 
(...) 
Inciso VI – o controle de frequência fica a cargo da escola, conforme o disposto em seu regimento e nas normas do respectivo sistema de ensino, exigida a frequência mínima de setenta e cinco por cento do total de horas letivas para aprovação; 
Inciso VII – cabe a cada instituição de ensino expedir históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis. 

Conceito

Diário de classe – Documento oficial de registro do que se faz ou sucede todos os dias no ambiente escolar e que deve ser preenchido pelo(a) professor(a), é instrumento de consulta da secretaria, da coordenação, da supervisão e da direção. O mesmo é uma ferramenta que comprova a frequência dos estudantes nos casos de solicitações judiciais, administrativas, entre outras. Ele precisa ser uma cópia fiel da realidade, preenchido com coerência, cautela e deve permanecer sempre no espaço escolar. 

Regras gerais para preenchimento de diários de classe:

_ use um ponto (•) para registrar as presenças e a letra “F” para as ausências; 
_ não rasure;  
_ não faça colagens;  
_ inutilize com traços todos os espaços não preenchidos; 
_ preencha nomes e todos os sobrenomes (deve-se evitar o máximo a utilização de       abreviações), sexo, data de nascimento, idade, naturalidade, nacionalidade, filiação e endereço dos estudantes; 
_ registre a frequência todos os dias, bem como data de admissões, transferências, remanejamentos e evasões quando necessário.

DIÁRIOS DE CLASSE VIRTUAIS

Os avanços tecnológicos contribuem com novas formas de compreender a cognição e a comunicação e destacam a internet no cenário educacional, como suporte midiático aos processos interativos e de criação de identidade profissional, o que nos leva a crer que com parcos investimentos e uma visão empresarial mais ampla e determinada dos setores público e privado (importante lembrar, que alguns já a possuem), toda a dinâmica em torno do burocrático diário de classe manual precisa ser substituída pela facilidade, agilidade e eficiência do diário de classe virtual, que em tempos contemporâneos, onde todos os olhares encontram-se voltados para a educação ambiental e a sustentabilidade não seria apenas prudente e inteligente, mas essencialmente necessário.

7 comentários:

  1. Oi Wellington!
    Parabéns pelo seu artigo que tanto nos tem ajudado.
    Continue apostando nas suas potencialidades.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá! Parabéns pelo blog! Sou professor e sofro com o diário, pois acho absurdo haver tanto zelo por algo que em muitas ocasiões é inventado na escola. Por exemplo, se faltar dias letivos somos obrigados pela escola a inventar esses dias. Ora, se podemos inventar como o diário deve ser tão inspecionado? Gostaria de perguntar a você se o professor é obrigado a preencher tudo como a secretaria manda e passar a limpo coisas mínimas, e se isso tem amparo legal, alguma regra nacional bem detalhada. Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Olá, sou professora da rede municipal, você escreveu o que penso sobre o diário, é ecologicamente correto, o diário virtual,tanto que já dei a idéia ao diretor e estou tentando montar um para apresentar.É meu sonho de consumo atual, dizer adeus a esse trabalho que se torna fútil ao finalizá-lo.

    ResponderExcluir
  4. Sou professora das redes municipal e estadual em Alagoas e gostaria de saber se a LDB menciona algo sobre se os diários devem ser individuais (por professor). Esse ano de 2012 a nossa secretaria determinou um diário para dois professores que lecionem na mesma turma, o que tem nos atrapalhado bastante, mesmo porque eles só nos foram entregues com quase um semestre de atraso. Como atualizar esses diários sem levá-los para casa e sem prejudicar o colega de diário? Estamos passando o maior sufoco. Um abraço.

    ResponderExcluir