Lorenzato
(2006) apresentou uma proposta de ensino matemático para trabalhos
com crianças de 0 a 6 anos, em que é preciso começar o processo
ensino/aprendizagem da área em questão por onde as crianças se
encontram e não por onde os professores gostariam que as mesmas
estivessem. Dessa forma, o referido teórico estabelece que os
professores devem aproveitar os conhecimentos e habilidades que os
estudantes já possuem, explorando três campos matemáticos: espacial,
numérico e de medidas.
SUGESTÃO DE ATIVIDADE
Objetivo:
Trabalhar noções matemáticas a partir da demonstração e manuseio de
argolas coloridas, com a proposta de interação do grupo de crianças
alavancando diferentes noções matemáticas e geométricas tais como: maior/menor, perto/longe, antes/agora/depois.
Justificativa: Colaborar de forma prática com a compreensão das relações: espacial, numérico e de medidas, a partir de objetos familiares ás crianças. Reconhecer e valorizar as noções espaciais como ferramentas necessárias ao desenvolvimento dos estudantes, através de recursos que respeitem as experiências extra-escolares dos mesmos.
Introdução:
A abordagem irá retratar as relações matemáticas e a antecipação de
noções geométricas, aproveitando conhecimentos e habilidades familiares
ao grupo de estudantes a partir de uma prática exploradora e conjunta
que leva em consideração a socialização e objetos do cotidiano das
crianças
Materiais:
• garrafas plásticas
• líquidos coloridos
• argolas coloridas de tamanhos diferentes
Desenvolvimento: encher as garrafas plásticas até uma certa altura com líquidos
coloridose e localizá-las de forma estratégica para os arremessos das
argolas.
Entregar argolas de cores e tamanhos diferentes para as crianças.
Após a montagem do cenário, propor a seguinte atividade, que deverá ser desenvolvida em grupo:
Após a montagem do cenário, propor a seguinte atividade, que deverá ser desenvolvida em grupo:
• arremessem na garrafa com líquido vermelho, as argolas maiores;
• arremessem na garrafa com líquido azul, as argolas menores;
• Quem deixou a argola cair perto da garrafa?
• Quem deixou a argola cair longe da garrafa?
• agora é a vez da Maria arremessar, depois será a vez do Pedro.
• Quem arremessou a argola antes do Pedro?
OBS.: a partir do cenário sugerido, outras noções podem ser exploradas.
Atividades Finais:
A
proposta das atividades lúdicas e interativas quando debruçadas no
manuseio de objetos já conhecidos e na bagagem extra-escolar das
crianças, proporcionam de forma agradável e curiosa a construção do
conhecimento das noções matemáticas e a introdução da geometria, que
indiscutivelmente auxiliarão no estabelecimento das relações
necessárias para o aprendizado futuro, dando base e favorecendo a prática
docente da disciplina em questão .
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
LORENZATO, Sérgio – QUE MATEMÁTICA ENSINAR NO PRIMEIRO DOS NOVE ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL?
acesso em 23/10/2010
MINIDICIONÁRIO
HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUÊSA/ organizado pelo Instituto Antônio Houaiss
de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. –
2.ed.rev. e aum.- Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.
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