sábado, 23 de outubro de 2010

NOÇÕES MATEMÁTICAS - SUGESTÃO DE ATIVIDADE BASEADA NA PROPOSTA DE LORENZATO (II)

Lorenzato (2006) apresentou uma proposta de ensino matemático para trabalhos com crianças de 0 a 6 anos, em que é preciso começar o processo ensino/aprendizagem da área em questão por onde as crianças se encontram e não por onde os professores gostariam que as mesmas estivessem. Dessa forma, o referido teórico estabelece que os professores devem aproveitar os conhecimentos e habilidades que os estudantes já possuem, explorando três campos matemáticos: espacial, numérico e de medidas. 
 

SUGESTÃO DE ATIVIDADE 




Título: Argolas coloridas 


Objetivo: Trabalhar noções matemáticas a partir da demonstração e manuseio de argolas coloridas, com a proposta de interação do grupo de crianças alavancando diferentes noções matemáticas e geométricas tais como: maior/menor, perto/longe, antes/agora/depois.


Justificativa: Colaborar de forma prática com a compreensão das relações: espacial, numérico e de medidas, a partir de objetos familiares ás crianças. Reconhecer e valorizar as noções espaciais como ferramentas necessárias ao desenvolvimento dos estudantes, através de recursos que respeitem as experiências extra-escolares dos mesmos. 
 
Introdução: A abordagem irá retratar as relações matemáticas e a antecipação de noções geométricas, aproveitando conhecimentos e habilidades familiares ao grupo de estudantes a partir de uma prática exploradora e conjunta que leva em consideração a socialização e objetos do cotidiano das crianças 
 
Materiais: 

• garrafas plásticas 
• líquidos coloridos 
• argolas coloridas de tamanhos diferentes 

Desenvolvimento: encher as garrafas plásticas até uma certa altura com líquidos coloridose e localizá-las de forma estratégica para os arremessos das argolas. Entregar argolas de cores e tamanhos diferentes para as crianças.
Após a montagem do cenário, propor a seguinte atividade, que deverá ser desenvolvida em grupo: 

• arremessem na garrafa com líquido vermelho, as argolas maiores;
• arremessem na garrafa com líquido azul, as argolas menores
• Quem deixou a argola cair perto da garrafa? 
• Quem deixou a argola cair longe da garrafa? 
agora é a vez da Maria arremessar, depois será a vez do Pedro.
• Quem arremessou a argola antes do Pedro? 

OBS.: a partir do cenário sugerido, outras noções podem ser exploradas. 


Atividades Finais:


A proposta das atividades lúdicas e interativas quando debruçadas no manuseio de objetos já conhecidos e na bagagem extra-escolar das crianças, proporcionam de forma agradável e curiosa a construção do conhecimento das noções matemáticas e a introdução da geometria, que indiscutivelmente auxiliarão no estabelecimento das relações necessárias para o aprendizado futuro, dando base e favorecendo a prática docente  da disciplina em questão . 





REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
LORENZATO, Sérgio – QUE MATEMÁTICA ENSINAR NO PRIMEIRO DOS NOVE ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL? 
acesso em 23/10/2010 

MINIDICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUÊSA/ organizado pelo Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. – 2.ed.rev. e aum.- Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário