Enquanto a alfabetização dedica-se ao ensinar/aprender, à leitura e à escrita, o letramento consiste não apenas nestas habilidades, mas ao cultivo de atividades que respondem às demandas sociais de exercício dessas práticas.
A prática pedagógica do aprendizado da leitura e da escrita por meio de cartilhas permeou todo um processo, chamado de ensino tradicional, método centrado no domínio do código e em razão da ausência de outros meios técnicos.
O processo crescente da expansão e da globalização do capital produziu também novos processos de comunicação, de acordo com sua necessidade, denominado pelos estudiosos de letramento, o que nos leva a compreender que o processo educacional de acesso à leitura e à escrita modifica-se e ultrapassa a “tecnologia do ler e escrever”.
No que se refere à alfabetização, como momento inicial do processo educativo do ensino e da aprendizagem, cabe enfatizar que esta etapa caracteriza-se pelo fato do desenvolvimento, juntamente com os conteúdos relativos a textualidade e também aos conteúdos pertinentes à codificação/decodificação.
Compreender o desenvolvimento e as mudanças deste processo pressupõe-se, refletir sobre os determinantes históricos que produziram formas diferenciadas de organização do trabalho pedagógico em momentos diferentes, examinando também os avanços tecnológicos no processo social de comunicação e a interpretação das informações que circulam na intensa rede de relações que se estabeleceu na sociedade, cabendo a escola considerar a importância e a necessidade de fundamentar sua prática pedagógica numa clara concepção desses fenômenos sociais e de suas diferenças e relações.
Referência bibliográfica:
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DA ALFABETIZAÇÃO - Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008 - págs 11-13