Inserida nos processos de mudanças comportamentais e sociais, a escola se movimenta em prol de seu plano curricular e projeto pedagógico preocupando-se com os aspectos da vida cidadã e com a subjetividade de seus atores a favor da construção de valores fundamentais.
A partir desta realidade, torna-se de extrema importância em seu projeto a edificação do serviço de orientação educacional, uma vez que o mesmo pela sua própria filosofia, preocupa-se tanto com as questões–problemas institucionais, quanto com a análise de questões que permeiam todo o processo educacional, tais como o respeito à bagagem extra - escolar do estudante, o estímulo e a esperança da realização de seus sonhos através do processo ensino aprendizagem, além de incorporar os aspectos da Ética e da Ciência, o que nos remete a necessidade da prática orientadora e ao apoio do profissional orientador em qualquer universo educacional.
Ação orientadora e seus períodos de evolução histórica na Educação brasileira.
Os períodos pelos quais passou a orientação educacional ao longo do desenvolvimento da Educação no Brasil nos mostra a estreita relação entre o momento histórico e a caracterização da orientação educacional
▪ Período implementador: (1920-1941), caracterizou-se pelo surgimento das idéias sobre orientação educacional num maior nível, idéias e ações voltadas para a orientação profissional, a implementação do primeiro serviço do gênero em escolas da rede de ensino.
▪ Período institucional: (1942-1960), subdivide-se em dois períodos:
funcional (1942-1960) - assim denominado porque nele foram determinadas as funções da orientação educacional e a quem se destinava.
instrumental (1951-1960), evidenciou o apoio que a orientação recebeu dos órgãos governamentais, com a busca por uma melhor definição e caracterização daquela época.
▪ Período transformador: (1961 – 1970), denominado por três fatos que nele aconteceram, marcando uma tentativa de transformar o que existia : Lei 4.024, Lei 5.564 e a criação da Federação Nacional de Orientadores Educacionais (1969), Curso de Pedagogia oferecendo diferentes habilitações, entre elas a orientação educacional.
▪ Período disciplinador: (1971-1980), momentos significativos da escola, publicação da Lei 5.692/71 (LDB anterior a vigente), que em seu artigo 10º determinou a obrigatoriedade da orientação educacional nas escolas de Primeiro e Segundo graus.
▪ Período questionador: (1980-1990), marcado por histórias que configuraram uma nova sociedade, questionando-se tudo, ou quase tudo que estava em vigor.
▪ Período orientador: (1991-atual), chega ao presente, uma vez que os acontecimentos tendem cada vez mais a direcionar a orientação, no sentido de torná-la mais atuante e significativa, devendo agir em três pontos, de forma integrada: a objetividade, a subjetividade e a criatividade, dando à disciplina uma interpretação e utilização mais apropriada ao momento presente.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN 9394/96
ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL - GRINSPUN, Mírian Paula Sabrosa Zippin , Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2008 - págs 17-23