quinta-feira, 13 de maio de 2010

OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO – A CONTRIBUIÇÃO DE DELORS


Baseados no relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenado pelo economista e político francês Jacques Delors, “ os quatro pilares da Educação” são conceitos de fundamento da educação que direcionam a organização da mesma em torno de quatro aprendizagens fundamentais que, ao longo de toda vida, serão de algum modo para cada indivíduo, os pilares do conhecimento.

Aprender a Conhecer

Esta aprendizagem refere-se à aquisição do domínio dos próprios instrumentos do conhecimento, podendo ser considerado simultaneamente como um meio e uma finalidade da vida humana. Ampara-se no raciocínio lógico, na compreensão, na dedução e na memória ou seja, debruça-se sobre a cognição favorecendo a construção de conhecimentos teóricos.

Aprender a Fazer

Aprender a conhecer e aprender a fazer são, em larga medida indissociáveis, uma vez que o segundo orienta o aluno a colocar em prática os seus conhecimentos teóricos. Diz respeito a formação técnico-profissional.
Outro foco de grande relevância desta aprendizagem é a comunicação. É fundamental que saibamos comunicar, não apenas para reter e transmitir informações mas também para interpretá-las e selecioná-las, pois diante da contemporaneidade e globalização, somos cotidianamente expostos a uma gama de informações, muitas das vezes contraditórias que precisam ser filtradas de forma coerente. 

Aprender a viver com os outros

Aprendizagem que atua no campo dos valores e atitudes e representa hoje em dia um dos maiores desafios para a Educação, que tem por missão, a propagação de conhecimentos sobre a diversidade da espécie humana e a conscientização sobre as semelhanças e interdependência existente entre todos os povos.
O domínio desta aprendizagem, consiste em cuidados especiais, merecendo dos educadores diante da ação pedagógica um trabalho voltado para a paz, a tolerância a compreensão e o combate aos conflitos e preconceitos.

Aprender a ser

Este tipo de aprendizagem depende diretamente dos outros três, contribuindo com a consolidação do desenvolvimento integral da pessoa, no que diz respeito ao espírito e corpo, inteligência, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal e espiritualidade, em prol de sua capacidade de relacionar-se, comunicar-se e evoluir de forma consciente e pró-ativa na sociedade.