Matemática: grego máthēma (μάθημα): ciência, conhecimento, aprendizagem - ciência das regularidades, do raciocínio lógico e abstrato e que busca uma permanente verdade, examinando padrões abstratos, tanto reais como imaginários, visuais ou mentais e tenta explicar a relação entre eles. A matemática continua em constante modificação e desenvolvimento.
Ao nos deparamos com obras consagradas encontradas em museus, músicas eruditas apresentadas em espetáculos ou monumentos existentes em alguns lugares do mundo, entendemos estar diante da arte, mas a mesma também encontra-se intrinsecamente ligada ao nosso cotidiano manifestando-se através de, trabalhos artesanais, costumes populares, teatro, entre outros e enriquecendo o ensino da Matemática, utilizando de seus elementos e contextos em prol desta ciência.
Artes Visuais:
As artes plásticas, ao longo da história, foram usadas para ilustrar a cultura de um povo, seus temores, suas guerras, suas conquistas, mas também ilustraram “ o belo”, a fartura, as paisagens, o abstrato, etc.
Favorecem um bom trabalho com conteúdos relacionados aos eixos de espaço e forma, e as grandezas e medidas do ensino de Matemática no processo educacional.
Origami: japonês: 折り紙, de oru, "dobrar", e kami, "papel" - é a arte de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. Arte muito praticada, por diversão ou terapia, ou como estratégia de ensino.
Ilusão de ótica:
fenômeno conhecido por enganar nosso cérebro, ocorrido quando nos encontramos diante de imagens que podem ser percebidas de formas diferentes do que elas realmente são.