sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

PEDAGOGIA AMBIENTAL



A construção do Programa de Gestão Ambiental Escolar está baseada no desenvolvimento do que poderíamos chamar de pedagogia ambiental, que compreende um conjunto de etapas sucessivas e interdependentes que tem por objetivo o desenvolvimento e incorporação gradual de conhecimentos, atitudes e valores. 

Assim, a partir do conhecimento, é possível associar o sentimento, o pertencimento, o envolvimento na construção de uma gestão comprometida com os verdadeiros valores ambientais. Isto significa desenvolver atitudes como cuidar, participar, mobilizar e organizar a sociedade para a transformação da realidade ambiental e social. 

Para que a educação ambiental possa evoluir para uma proposta de gestão ambiental, é importante agregar diferentes áreas do conhecimento dentro de um a perspectiva de transversalidade, integrando todos os professores, alunos e comunidade.

FONTE:
Gestão e Agenda Ambiental Escolar: Bacia do Rio das Velhas / Marcus Vinícius Polignano... [et al]. - Belo Horizonte: [s.n.], 2004 (Belo Horizonte: SEGRAC)

3 comentários:

  1. Olá.
    Post Publicado na Teia.
    Até mais.

    ResponderExcluir
  2. Interessante postagem wellington, estou seguindo seu blog pois muitos temas vem muito de encontro ao nosso metodo que praticamos no escotismo.

    Até mais

    ResponderExcluir