O conteúdo do primeiro ano do Ensino Fundamental de nove anos é o conteúdo trabalhado no último ano da pré-escola?
Não. A Educação Infantil, primeira etapa da Educação Básica, não tem como objetivo preparar crianças para o Ensino Fundamental; tem objetivos próprios que devem ser alcançados na perspectiva do desenvolvimento infantil respeitando, cuidando e educando crianças no tempo singular da primeira infância. No caso do primeiro ano do Ensino Fundamental as crianças de seis anos, assim como as demais de sete a dez anos de idade, precisam de uma proposta curricular que atenda suas características, potencialidades e necessidades específicas dessa idade.
A matriz curricular para o Ensino Fundamental de nove anos continuará a mesma do Ensino Fundamental de oito anos?
Não. O Ensino Fundamental de nove anos exige a reelaboração da Proposta Pedagógica das Secretarias de Educação e do Projeto Político-Pedagógico das escolas bem como a atualização das normas curriculares pelos Conselhos de educação.
O conteúdo do primeiro ano do Ensino Fundamental
de nove anos é o mesmo conteúdo trabalhado no primeiro ano/primeira série do
Ensino Fundamental de oito anos?
Não.
Pois não se trata de realizar um “arranjo” dos conteúdos da primeira série do
Ensino Fundamental de oito anos. Faz-se necessário elaborar uma nova proposta
político-pedagógica e curricular coerente com as especificidades não só da
criança de seis anos de idade, como também das demais crianças de sete, oito,
nove e dez anos de idade que realizam os cinco anos inicias do Ensino
Fundamental, assim como os anos finais dessa etapa de ensino.
FONTE:
Revista de Divulgação Científica Para Crianças – Ciência Hoje das Crianças. Ano 22, número 207. Novembro de 2009. Encarte.
Nenhum comentário:
Postar um comentário