sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ARTE – por que ensiná-la?


No que diz respeito ao gênero e baseado em teóricos modernos, a arte pode ser vista, como todo trabalho criativo, ou seu produto, que se faça consciente ou inconscientemente com intenção estética, isto é, com o fim de alcançar resultados belos, respeitando a expressão da subjetividade humana. O aperfeiçoamento das habilidades do artista, seja ele pintor, escultor, arquiteto, músico, escritor, dramaturgo, cineasta, torna-se necessário para que a comunicação possa ser estabelecida com o público naquilo que ele concebe, possibilitando a interpretação, explicação e dramatização do mundo em que vive, em todos os seus aspectos. 

A arte está sempre ligada às circunstâncias históricas e geográficas, o que pode ser comprovado através de registros cronológicos dos fatos.

A expressão estudo das belas-artes e das artes aplicadas, pode alcançar uma variedade de abordagens intelectuais, desde a catalogação de coleções de museus, onde o principal objetivo é estabelecer um conjunto de informações factuais sobre cada objeto, até divagações filosóficas sobre as relações entre a arte e a sociedade ou a natureza da beleza. 

Como disciplina acadêmica, a história da arte se desenvolveu na Alemanha no século 19, mas suas origens são bem mais antigas. 

No século 20, a história da arte passou de categoria um tanto elitista para a de uma matéria comum nos currículos escolares. 

REFERÊNCIA BILIOGRÁFICA: 
MINIDICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUÊSA/ organizado pelo Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. – 2.ed.rev. e aum.- Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

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