A partir das necessidades do homem primitivo de se alimentar, se proteger, se vestir, o mesmo tornou-se zoólogo naturalmente, uma vez que inevitavelmente eram os animais os principais responsáveis pela sobrevivência humana.
A anatomia e a zoologia faziam-se presentes na vida e no meio destes homens que precisavam observar e caçar os animais para manterem-se vivos.
Para o homem caçador a domesticação e criação dos animais tornou-se fundamental para aumentar seus conhecimentos, contribuindo assim para a formação de uma cultura zoológica.
Zoologia – ramo das ciências naturais que se dedica ao estudo do reino animal em seus diversos aspectos; ciência que trata dos animais.
Zoológicos – locais nas grandes cidades, destinados à exposição permanente e cuidados diários a várias espécimes de animais. Proporcionam a oportunidade de observação/estudo da fauna e realizam importantes pesquisas científicas na área de reprodução de espécies em extinção.
Como passeio escolar, a visita ao Zoológio, pode se transformar em uma interessante e produtiva atividade, oferecendo aos estudantes de forma prazerosa conhecimentos diferentes dos vivenciados no espaço escolar.
A partir da aproximação com a diversidade e beleza da fauna /flora os alunos se encantam e recebem orientação sobre os cuidados e perigos existentes no convívio com animais e a importância de preservação das espécies, o que contribui e muito para a construção da consciência ecológica e a prática da educação ambiental.
A partir da aproximação com a diversidade e beleza da fauna /flora os alunos se encantam e recebem orientação sobre os cuidados e perigos existentes no convívio com animais e a importância de preservação das espécies, o que contribui e muito para a construção da consciência ecológica e a prática da educação ambiental.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda – MINIAURÉLIO Sec XXI Escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4.ed.rev.ampliada – Rio de Janeiro: NOVA FRONTEIRA, 2001
Nenhum comentário:
Postar um comentário