quarta-feira, 24 de novembro de 2010

DARCY RIBEIRO – VIDA E OBRA – BREVE HISTÓRICO


"Nós, brasileiros, somos um povo em ser, impedido de sê-lo. Um povo mestiço na carne e no espírito, já que aqui a mestiçagem jamais foi crime ou pecado. Nela fomos feitos e ainda continuamos nos fazendo. Essa massa de nativos viveu por séculos sem consciência de si... Assim foi até se definir como uma nova identidade étnico-nacional, a de brasileiros..."


Antropólogo, educador, escritor e político brasileiro. A obra deste grande nome do cenário social brasileiro, foi embasada na pesquisa etnológica e numa abundante prática pedagógica, que enalteceu a cultura do país. 

Darcy Ribeiro, nasceu em Montes Claros, Minas Gerais, em 26 de outubro de 1922. Formou-se em Sociologia e Política, pela Universidade de São Paulo, em 1946, trabalhando no ano seguinte no Serviço de Proteção ao Índio. 

Pesquisou tribos indígenas e em 1953 fundou o Museu do Índio. Depois de vários anos dedicados a educação, foi nomeado Ministro da Educação e Cultura (1961). Em 1962, organizou a Universidade de Brasília, da qual foi reitor. 

Chefe da Casa Civil da presidência da República desde 1963, teve seus direitos políticos casados pelo golpe militar de 1964. Como muitos outros intelectuais brasileiros, exilou-se no Uruguai, Chile e Peru, onde ensinou antropologia e regressou ao Brasil em 1976 com várias obras publicadas – O processo civilizatório (1968), Universidade necessária (1969), As Américas e a civilização e Os índios e a civilização (1970) e Teoria do Brasil (1972).

Em 1982, elegeu-se vice-governador do Rio de Janeiro e em 1990, foi eleito senador, posto em que teve uma atuação de destaque. Em 1992 foi eleito para a Academia Brasileira de Letras. Além da obra antropológica, Darcy Ribeiro publicou os romances "Maíra", "O Mulo", "Utopia Selvagem" e "Migo". 

 Foi ainda um dos estruturadores e relator da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - LDBEN 9394/96, promulgada em 1996.

Darcy Ribeiro faleceu em 17 de fevereiro de 1997, vítima de câncer. No seu último ano de vida, dedicou-se especialmente a organizar a Universidade Aberta do Brasil, (Educação a Distância), com início a partir de 1997, e a Escola Normal Superior, para a formação de professores de 1º grau. Dedicou-se ainda a organizar a Fundação Darcy Ribeiro, com sede em sua antiga residência em Copacabana (Rio de Janeiro). 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

PEREIRA, Fábio - DARCY RIBEIRO: VIDA, OBRA, PENSAMENTO 
UOL EDUCAÇÃO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário