segunda-feira, 29 de novembro de 2010

DICIONÁRIOS – a comunicação e suas afiadas ferramentas.


CONCEITOS: 

▪ conjunto de vocábulos duma língua ou de termos próprios duma ciência ou arte, dispostos alfabeticamente e com seus respectivos significados ou a sua versão noutra língua.
▪ listagem em ordem alfabética das palavras e expressões de uma língua ou um assunto com seus respectivos significados ou sua equivalência em outro idioma.

Indiferente do idioma e de como se define um dicionário, é inegável seu quinhão na fundamentação dos processos de comunicação humana, uma vez que a mesma se distingue da comunicação animal por seu conteúdo simbólico, favorecendo a compreensão, elaboração, interpretação e modificação de signos e símbolos. O uso do dicionário amplia o vocabulário, melhora a fluência e o raciocínio. 

Além de ser a fonte certeira para consultas de palavras ou expressões e seus significados, no dicionário enciclopédico, organizado em ordem alfabética geralmente encontram-se também informações sobre os principais assuntos científicos, humanísticos e artísticos bem como informações sobre a vida de personagens que se destacaram no decorrer da história. 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda – MINIAURÉLIO Sec XXI Escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4.ed.rev.ampliada – Rio de Janeiro: NOVA FRONTEIRA, 2001

MINIDICIONÁRIO HOUAISS DA LÍNGUA PORTUGUÊSA/ organizado pelo Instituto Antônio Houaiss de Lexicografia e Banco de Dados da Língua Portuguesa S/C Ltda. – 2.ed.rev. e aum.- Rio de Janeiro: Objetiva, 2004.

Nenhum comentário:

Postar um comentário