Para que um grupo sobreviva integralmente, e cumpra seu papel com êxito, faz-se necessária a presença de alguém que o guie, o oriente, independente da boa vontade de cada integrante, sendo para isso necessário que este grupo nomeie por indicação ou apoie a auto-indicação de um chefe ou de um líder.
Por chefe podemos compreender o indivíduo que interpreta, defende e realiza uma tarefa à frente de todo o seu grupo, aquele que emana a autoridade por ser o portador do direito de exercer um papel saliente no desempenho de sua função.
Já como líder podemos entender aquele que desenvolve em si, as qualidades que o torna um indivíduo digno de seu título, que possua habilidade de exercer influência e ser influenciado, quando necessário, através de um processo de relações interpessoais adequadas para a obtenção do bem comum.
Os estilos de liderança podem ser destacados da seguinte forma:
• Líderes Ressonantes: são empáticos e expressam bem esse sentimento, compartilham idéias e tomam decisões de maneira colaborativa. São visionários, conselheiros, agregadores, empreendedores, democráticos, carismáticos e servidores.
• Líderes Dissonantes: são desprovidos de empatia, e não transmitem confiança, visam benefícios próprios e não coletivos, desenvolvendo com essa postura conflitos ingerenciáveis. Geralmente são agressivos, despóticos, autocráticos e arrogantes.
Como apoio ao trabalho de um líder e para que ele se faça entender bem , a comunicação torna-se uma relevante e indispensável aliada, uma vez que a mesma praticada com eficiência e clareza, fortalece o relacionamento interpessoal, facilitando a atuação profissional. Para exercitá-la é preciso compreender alguns componentes críticos que distinguem claramente os bons dos maus comunicadores. São eles:
● auto-imagem ou autoconceito;
● saber ouvir;
● clareza de expressão;
● capacidade para lidar com sentimentos de contrariedade;
● transparência
Os ruídos na comunicação podem prejudicar o processo, afetando assim o relacionamento interpessoal, sendo para isso imprescindível entender os tipos de comunicação e os fatores que favorecem e os fatores que desfavorecem o trabalho de equipe:
Os instrumentos empregados na comunicação podem ser verbais ou não verbais.
COMUNICAÇÃO VERBAL: tem a tendência de se tornar o instrumento preferido das comunicações, ocorre quando alguém utiliza a linguagem oral ou escrita para iniciar o contato.
COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL: ocorre quando os recursos utilizados não pertencem ao verbal: comunicação de gestos, expressões faciais, as posturas, entre outros.
COMUNICAÇÃO NÃO VERBAL: ocorre quando os recursos utilizados não pertencem ao verbal: comunicação de gestos, expressões faciais, as posturas, entre outros.
Portanto, para a comunicação ser autêntica, é necessário que a comunicação verbal esteja em total sintonia com a comunicação não verbal.
FATORES FAVORÁVEIS: cooperação, organização, comprometimento, planejamento, incentivo, respeito, disponibilidade, conhecimento, poder de negociação, compreender as limitações – as próprias e as do outro, etc.
FATORES DESFAVORÁVEIS: os conflitos não gerenciados, falta de tempo, falta de interesse e objetivos não comuns a todos.
"O processo de interação humana é complexo e ocorre permanentemente entre pessoas, sob forma de comportamentos manifestos e não manifestos, verbais e não verbais, pensamentos, sentimentos, reações mentais e/ou físico-corporais."(Fela, 2002)
O desafio eminente da convivência humana e de relacionamentos, em qualquer grupo social, nos faz refletir e a buscar constantemente o equilíbrio, seja ele pessoal ou profissional, pois nesse processo de interação, o relacionamento interpessoal é e sempre será muito complexo, pois somos dotados de emoções diversas e em nosso íntimo sempre preferimos conviver com pessoas a nós simpáticas.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
CORPO DE BOMBEIROS MILITAR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO – CENTRO DE FORMAÇÃO E APREFEIÇOAMENTO DA PRAÇAS
FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda – MINIAURÉLIO Sec XXI Escolar: o minidicionário da língua portuguesa. 4.ed.rev.ampliada – Rio de Janeiro: NOVA FRONTEIRA, 2001
PEREIRA, Márcia - O DESENVOLVIMENTO DA COMPETÊNCIA INTERPESSOAL
http://www.webartigos.com/articles/23299/1/O-Desenvolvimento-da-Competencia-Interpessoal/pagina1.html
Olá Welington.
ResponderExcluirAté mesmo entre crianças sempre tem um que está sempre a frente de tudo, esse será certamente um lider no futuro(rs)
Belo post.
Foi publicado na Teia.
Até mais.