"Gostaria de fazer algo além da pintura de cavalete, que na minha opinião é limitada, e encontrar uma forma de me aproximar mais, em termos de pintura, da enorme massa de seres humanos que sempre povoou meus pensamentos."
Pintor, escultor, gravador e ceramista espanhol. Um dos nomes mais importantes do surrealismo. Contemporâneo do fauvismo e do cubismo, Miró desenvolveu uma linguagem em relação à pintura muito livre e pessoal, envolvendo frequentemente telas coloridas e guache, sobre as quais pintaria então imagens infantis de pessoas, animais e coisas.
Joan Miró nasceu em Barcelona, na Espanha em 20 de abril de 1893 e em 1912, ingressou numa escola de arte em Barcelona, tendo no início grande admiração pela arte catalã primitiva e pelo trabalho do arquiteto catalão Antoni Gaudí.
Sensível e intuitivo, Miró criou em sua pintura meios de expressão metafórica, trivial dos artistas dadaístas e surrealistas, o que o levou nas décadas de 1920 e 1930 a dedicar-se ao trabalho surrealista e simbólico.
Aproximadamente em 1935, desenvolveu um estilo de pintura mais firme e mais plano que se manteve por grande parte de sua obra posterior.
Miró visitou os Estados Unidos pela primeira vez em 1947, porém foi um dos mais importantes artistas europeus a influenciar o desenvolvimento, já encaminhado na pintura norte-americana, com seus ensaios realizados durante a década de 1930.
Em 1968 foi nomeado pela Universidade de Havard, doutor honoris causa e em 1980 recebeu do rei Juan Carlos I da Espanha, a Medalha de Ouro de Belas Artes.
Joan Miró faleceu em Palma de Maiorca, Espanha em 25 de dezembro de 1983, deixando uma vasta obra caracterizada pelo uso de cores fortes e alegres e de formas dinâmicas, livres e bem-humoradas, que sugerem imagens vistas em sonhos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
NORBERT Lyton, - O MUNDO DA ARTE – ARTE MODERNA – edição em língua portuguesa 1979 – Produção editorial – EXPED – Expansão editorial – composição, impressão e acabamento AGGS – industrias gráficas S.A. – pág 111 a 116
SUA PESQUISA.COM
acesso em 01/12/10
gostei muito um grande artista que mais uma vez o mundo perdeu na década 80 infelizmente
ResponderExcluirverdade muito triste isso as pessoas deviam ser eterna...mais infelizmente nao são
Excluirsupreme clothing
ResponderExcluirgolden goose
moncler sale
steph curry shoes
moncler jackets
yeezy 380
yeezy 500
jordan shoes
goyard
kyrie irving shoes