Algumas vezes a atuação do Orientador Educacional (OE) é comprometida pela imagem formada ao longo dos anos. Isto se torna mais sério quando se sabe que a consciência de si não é feita isoladamente, mas através de relações. Por outro lado, deve ter o cuidado de não ser o doutrinador, no sentido de determinar a consciência crítica dos alunos.
PAPÉIS ATRIBUÍDOS AO ORIENTADOR EDUCACIONAL:
▪ Especialista – prioridade ao aconselhamento psicopedagógico.
▪ Generalista – orientação de grupo, registro de alunos, sessões de aula, aplicação de testes, organização de classes.
▪ Monitor – orientação centrada no aluno.
▪ Assessor – orientação centrada no contexto.
▪ Consultor e assessor – assessoramento de pessoas e pequenos grupos, consultando professores, diretores, pais e outros.
▪ Agente de mudança – revisão crítica.
▪ Profissional de ajuda – ajuda, assessoramento.
▪ Catalizador – o indivíduo realizando seu próprio papel.
▪ Conselheiro e guia pessoal do aluno.
▪ Agente de informações sobre oportunidades educacionais e ocupacionais.
▪ Orientador da vocação do aluno.
▪ Mediador entre comunidade escolar e familiar.
▪ Membro do grupo profissional.
FONTE:
KROTH, Lidia Maria – Competências e atribuições do Orientador Educacional. In. Geografia – Conhecimento Prático. Edição nº 36, março/2011. p.49
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