A educação contemporânea se insere numa realidade tecnológica que caminha numa velocidade estonteante. A sociedade da Informação dispõe de redes digitais de serviços integrados que conectam, ao mesmo tempo, diversos equipamentos eletrônicos que permitem interagir dados, texto, imagens e som. Esses avanços tecnológicos trouxeram um leque de possibilidades para serem utilizados no âmbito educacional.
É preciso que os profissionais da educação estejam abertos para os novos conceitos e as novas formas de ensinar. É preciso sempre buscar o norte tecnológico para não ficarmos à deriva no mar do mundo cibernético, e atentos para não cair nos abismos da alienação desprezando assim elementos fundamentais, como são os aspectos filosóficos, políticos e epistemológicos da educação.
A realidade social tem sido progressivamente invadida pelo uso da informática, cada vez mais presente no cotidiano das nossas escolas, o que tem nos ajudado a realizar as nossas atividades diárias. Na sociedade da informação, como é compreendido o atual momento que vivemos, surge uma nova forma de representação cartográfica centrada no poder das informações, inserindo-se desse modo, na modernidade atual em cabedal de ferramentas que possibilitam novas representações desse espaço.
Como nos revela Sandra Lencioni, professora titular da USP, “a nova representação cartográfica é fisicamente dinâmica. Numa tela do computador, a imagem do mundo pode girar e a escala se contrair ou se expandir em questão de segundos. O universo passa a ser visto em todas as escalas possíveis, não mais por aqueles que fazem o mapa, mas também pelos usuários. Pode-se passar de um tipo de representação a um outro em questão de segundos. Passar de uma carta geológica a uma carta de clima. Pode-se passar de uma carta regional a uma nacional com muita rapidez, embora a duração da representação não seja permanente, salvo se for impressa em papel ou em camiseta”.
O Google Earth oferece os meios para exibir dados geográficos a partir de uma ampla variedade de fontes juntas em um contexto geoespacial. Esses dados incluem imagens do mundo inteiro em diferentes resoluções, com uma grande quantidade de informação visual interpretável. Os alunos podem utilizá-lo para encontrar suas casas, escolas e outros locais que lhes são familiares com outros locais, além de poder criar e exibir seus próprios dados. Os alunos podem aprender sobre o mundo por meio de camadas ricas de dados mapeáveis oferecidos pelo servidor Google, além de uma grande quantidade de conteúdo de terceiros.
DOWNLOAD DO GOOGLE EARTH 6 - http://www.google.com/earth/index.html
FONTE:
NASCIMENTO JÚNIOR, Antônio. A ciência dos lugares decifrada pelo Google Earth. In: Geografia – Conhecimento Prático. Edição nº 37, maio/2011. p. 52e53
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