sexta-feira, 10 de junho de 2011

O ALUNO EM PRIMEIRO LUGAR


O objetivo principal da escola é promover aprendizagem dos alunos; no entanto às vezes é impossível não se deixar envolver por questões emergenciais e perdê-lo de vista. É preciso evitar que isto aconteça, corrigindo o rumo em direção às metas estabelecidas pela equipe escolar, a partir das diretrizes do sistema de ensino. 

O Estado é o principal responsável pelo ensino público fundamental. Cabe a ele estabelecer as regras gerais do trabalho educativo e aplicar os recursos necessários para o bom funcionamento das escolas. Mas é na escola que essas normas e recursos ganham vida e cor local. 

Cada escola, a partir do diagnóstico de sua realidade, tem que dar vida às normas gerais definidas pelo Estado e construir seu próprio projeto de trabalho. Nesse projeto é preciso zelar para que o(a) aluno(a) esteja presente sempre, abrindo espaços de escuta e canais para sua participação. Nesse processo, é fundamental considerar as necessidades, desejos e vontades dos estudantes! Eles são a razão de ser do projeto educativo da escola e devem também participar da sua construção.

Reunir pessoas de dentro e de fora, para conversar sobre a tarefa educativa, é saudável e traz novas ideias para o grupo. Isto nem sempre é fácil se o trabalho em equipe e a discussão conjunta não são habituais na instituição; mas é preciso fazê-lo. 

FONTE: 
Amigos da escola – Todos pela educação –Gestão Escolar – Um trabalho conjunto - CENPEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário