quinta-feira, 2 de junho de 2011

LEITURA – o desenvolvimento da imaginação e o raciocínio crítico


A leitura possibilita a aquisição da maior parte dos conhecimentos acumulados pela humanidade e nos faz sentir as mais diversas emoções. Por meio da leitura, desenvolvemos a imaginação e o raciocínio crítico. 

Ler é atribuir sentido a um texto, é compreendê-lo. Isso só se consegue com muitas e diferentes experiências de leitura. É preciso muita reflexão e discussão para que se possa relacionar um texto a outros e à própria vida. 

Mesmo antes de saber ler, há uma série de conhecimentos que a pessoa aprende sobre a leitura, só por viver com outras pessoas que lêem. Identificar cartazes de rua, rótulos de produtos, marcas de brinquedos. Muitas crianças, por não conviverem com leitores, demoram a perceber o significado e a função social da escrita. Não sabem que, para identificar o destino de um ônibus, basta ler o que está escrito no letreiro. Para elas, dificilmente o jornal é mais do que um papel de embrulho. 

COMO SE LÊ?

Para se adaptar a este mundo mergulhado na escrita e aprender as informações que nele circulam, é preciso ter uma flexibilidade que permita lançar mão de uma série de estratégias de leitura. Não se lê da mesma forma um folheto, uma conta de luz, um romance, as notícias de um jornal. O tipo de leitura a ser feito é sempre determinado pelo interesse que se tem na informação e pelo objetivo que se deseja alcançar. 

Antes mesmo de ler um texto, o verdadeiro leitor é capaz de imaginar de que assunto ele trata. Diante de um livro, tende a se perguntar qual a história que ele conta. A partir da manchete do jornal, procura descobrir o assunto da matéria jornalística. Durante a leitura, tenta adivinhar o que virá em seguida ou procura e compreender o que não está claro no texto. Na tentativa de atribuir sentido, vai confirmando ou não o que imaginou. 

Esse conhecimento nos permite ganhar tempo e autonomia, mas só o conseguimos com a leitura de diferentes tipos de texto. É nessa experiência que se deve propiciar aos alunos, tornando o ato de ler verdadeiro, tal como acontece fora da escola, onde se lê por prazer, para informar-se, para conhecer, para ampliar a visão do mundo. 

FONTE:
Amigos da escola – todos pela educação – Estímulo à leitura, o prazer da descoberta - CENPEC

Um comentário:

  1. Olá Wellington
    A leitura é importantíssima para o desenvolvimento das crianças.
    Post divulgado na Teia.
    Até mais

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