quinta-feira, 16 de junho de 2011

CUIDANDO DA ESCOLA

As instalações físicas influem no aprendizado. Uma escola organizada, limpa, bonita, funcional e com equipamentos adequados valoriza e melhora a auto-estima de todos, contribuindo para a criação de um ambiente propício a permanência a ao sucesso na vida escolar. 

O Brasil possui dezenas de milhares de escolas públicas com realidades as mais diversas. No interior do país, há muitas em que várias séries usam uma mesma sala; já em capitais populosas, há outras que ocupam grandes prédios. 

Por melhor que a escola esteja, sempre haverá algo por fazer. Sempre se pode propor alguma ação para melhorar a condição das instalações, ampliar os recursos e os equipamentos, tornar o ambiente mais acolhedor e estimulante para a aprendizagem. 
 
Dessa forma, a melhoria do espaço da escola deve ser resultado de uma decisão coletiva, envolvendo a participação da equipe e da comunidade. É nessa união de forças que o espaço escolar pode ganhar mais cor e vida, transformando-se em um lugar de encontro de idéias, sonhos e vontades.

COMUNIDADE ATUANTE 

Uma escola organizada, limpa e com equipamentos adequados contribui positivamente para a valorização da escola pelos alunos e pela comunidade. 

Por outro lado, diversos estudos demonstram que as escolas que mantêm uma boa relação com as famílias dos alunos e com a comunidade são melhor conservadas e equipadas. As condições de aprendizagem melhoram sensivelmente quando todos se dispõem a colaborar para manter a escola em bom estado e com todos os recursos possíveis. 

A realização de um projeto que envolva voluntários e parceiros na conservação do espaço físico e dos equipamentos pode oferecer uma boa oportunidade para melhorar as relações entre comunidade e escola, ampliando e melhorando a qualidade da educação. 

O aproveitamento de todos os espaços disponíveis na comunidade pode ser um ponto importante para a articulação e o fortalecimento da parceria entre escola e outras organizações da sociedade. 

FONTE: 
Amigos da escola – Todos pela educação – Instalações e Equipamentos – Cuidando da Escola CENPEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário