quinta-feira, 9 de junho de 2011

ESCOLA : UM BEM PÚBLICO

Por ser um local público, a escola tem um papel estratégico nas comunidades, podendo se constituir em um ponto de encontro e união de forças e de lideranças. 

Na realidade de nosso país, a escola pública ainda é um dos poucos espaços de convivência de crianças e adolescentes de uma localidade. Muitas vezes é o único local que possui uma quadra de esportes, uma biblioteca, um salão ou ainda um auditório onde o número de pessoas pode se reunir. Por isso é importante que ela seja entendida como um espaço que pertence a todos que a usam e que deve ser cuidado coletivamente. 

Muitas escolas têm aberto suas portas, trazendo a comunidade para usar suas instalações e partilhar sua gestão. Quanto mais a população participa da vida da escola, mais se sente responsável por ela. Assim, todos percebem que o local público deve ser tratado com a mesma atenção e zelo que se dão ao espaço particular.

Por meio da participação, a escola pode se transformar num ponto de união das famílias dos alunos e comunidade, estimulando ações que alterem tanto sua realidade quanto a do bairro. A escola que se abre para a comunidade tende a receber mais apoio para se manter em boas condições. 

ABRINDO PORTAS E JANELAS 

Pensando em sua proteção, algumas escolas levantam muros, trancam os portões, colocam grades nas janelas. Essa atitude é compreensível se considerarmos os problemas de violência em certas regiões, mas não os resolve e - o que é pior - pode afastar a comunidade, impedindo-a de participar da solução do problema. 

De fato, depredações têm ocorrido em várias escolas. As causas e as soluções para esse tipo de problema não são facilmente detectáveis. Mas é preciso lembrar que, quando os alunos ou a comunidade se sentem excluídos da vida da escola, o prédio é o primeiro alvo de agressões. Também as pichações podem ser uma maneira de chamar a atenção da escola. 

Quando a comunidade ajuda a conservar o prédio escolar, é mais difícil ocorrerem depredações. As boas relações entre escola e comunidade precisam ser cultivadas, pois criam um vínculo afetivo mais profundo, que se fortalece com o passar do tempo. 

Sempre é possível contar com uma rede de pessoas que se mobilizam para colaborar com a manutenção e a melhoria do espaço escolar, desde que elas conheçam claramente a situação da escola e que ações sejam planejadas com a participação da comunidade.

FONTE: 
Amigos da escola – Todos pela educação – Instalações e Equipamentos – Cuidando da escola CENPEC

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