O momento da história denominado ora sociedade pós-moderna, pós industrial ou pós-mercantil, ora modernidade tardia, está marcado pelas mudanças da comunicação e da informação e por outras tantas transformações tecnológicas e científicas. Essas transformações, segundo o professor e doutor em Filosofia e História da Educação José Carlos Libâneo, se inserem na vida das pessoas provocando mudanças econômicas, sociais, políticas, culturais, afetando também as escolas e o exercício profissional da docência.
Nesse contexto, percebe-se o quanto é importante o professor trazer recursos didáticos atuais. A música, os documentários e os slides podem trazer essas mudanças para as aulas de geografia, basta o professor pesquisar e analisar o tema e a respectiva relação com os conteúdos programados. Conforme o Documento dos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia (1998:141):
As tecnologias da comunicação permitem que os alunos tenham acesso a informações por meio de textos e imagens, e também problematizar algumas relações com diferentes sistemas e representações espaciais, formas de organização social, noções de distâncias e pontos de referências, processos de transformações do espaço etc., que favorecem a aprendizagem significativa dos conhecimentos geográficos.
A partir dessa afirmação, observa-se o quanto os slides e os documentários podem trazer imagens e textos referentes ao conteúdo de uma maneira atual e bem dinâmica. Para isso, o professor deve elaborar o conteúdo desse materiais com referências às condições da turma. Os alunos com acesso a várias informações da mídia para utilizá-las nas suas aulas, buscando sempre os recursos que se encaixam em tal informação.
Para Libâneo, o professor não pode ignorar tecnologias como a televisão, o vídeo, os veículos de informação, de comunicação, de aprendizagem e de lazer, porque há muito tempo o professor e o livro didático deixaram de ser as únicas fontes de conhecimentos. Hoje, os meios de comunicação têm um grande impacto na educação escolar e na vida cotidiana. O campo educacional está marcado por meios de comunicação e informação e informação, tudo isso é fruto um mundo globalizado, dependendo sempre de novas tecnologias. O professor tem que estar informado, buscando sempre novos meios para tornar a aprendizagem mais prazerosa e completa. Dentre esses recursos, os audiovisuais podem atingir maior êxito no aproveitamento dos mecanismos sensoriais, obtendo-se também maior retenção dos conhecimentos aprendidos na memória.
FONTE:
BASTOS, Almir Pereira. - Recursos didáticos e sua importância para as aulas de Geografia. In: Geografia – Conhecimento Prático. Edição nº 37, maio/2001. p. 46
Olá
ResponderExcluirPost divulgado na Teia.
Até mais