terça-feira, 7 de junho de 2011

REFORÇO ESCOLAR


A aprendizagem de todos os alunos e alunas é o objetivo maior do reforço escolar. É uma ação que deve consolidar e ampliar conhecimentos, enriquecer as experiências culturais e sociais dos estudantes e ajudá-los a vencer obstáculos em sua aprendizagem, favorecendo o sucesso na escola e na vida. Dessa forma, o reforço não se restringe a alunos com dificuldades de aprendizagem. 

É possível desenvolver um conjunto bastante amplo de atividades. Desde ações de curta duração, até a organização de um acompanhamento constante para consolidação e ampliação de conhecimentos, enriquecimento de experiências sociais e culturais e apoio a estudantes com dificuldades de aprendizagem.

As ações com este objetivo podem ocorrer em momentos específicos, como por exemplo: 

▪ idas à biblioteca do bairro para fazer pesquisa bibliográfica; 
▪ visitas a locais da comunidade;
▪ saídas para conhecer outros ambientes; 
▪ palestras relacionadas a algum assunto em estudo ou de temas de interesse dos alunos; 
▪ encontro com o autor de um livro lido por ele. 

As atividades também podem ser contínuas, como as que se realizam em encontros regulares nos quais os alunos, organizados em pequenos grupos, desenvolvem atividades de leitura e escrita, de expressão oral, de localização, coleta e organização de dados, de resolução de problemas, de compreensão de gráficos, quadros e tabelas, de uso do dicionário, de leitura de mapas, jornais, etc. 

Essas ações fortalecem os estudantes e melhoram sua disponibilidade para novas aprendizagens, mas para isso precisam ser bem preparadas, com definição clara de objetivos e tarefas. Aquelas que ocorrem esporadicamente, tornam-se mais proveitosas se tiverem continuidade em sala de aula. O professor pode conversar com os alunos sobre o que observaram, explorando os dados coletados e as novas informações obtidas. 

FONTE: 
Amigos da escola – todos pela educação – Reforço Escolar – Construindo o sucesso - CENPEC

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