quarta-feira, 15 de junho de 2011

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS - desafios e perspectivas

No Brasil, o problema da exclusão social, sempre gerou e continua gerando grande impacto nos sistemas educacionais. Hoje, milhões de brasileiros ainda não se beneficiam do ingresso e da permanência na escola, ou seja, não têm acesso a um sistema de educação que os acolha. 

Educação de qualidade é um direito de todos os cidadãos e dever do Estado, porém garantir o exercício desse direito é um desafio que impõe decisões e metodologias inovadoras. 

A Educação de Jovens e Adultos (EJA), é uma modalidade de ensino voltada para os grupos tradicionalmente excluídos de seus direitos, com idade mínima de 15 anos (Ensino Fundamental) e 18 anos (Ensino Médio) que não completaram seus estudos.


De acordo com a LDBEN 9394/96: 

Art. 37. A educação de jovens e adultos será destinada àqueles que não tiveram acesso ou continuidade de estudos no ensino fundamental e médio na idade própria.
§ 1º Os sistemas de ensino assegurarão gratuitamente aos jovens e aos adultos, que não puderam efetuar os estudos na idade regular, oportunidades educacionais apropriadas, consideradas as características do alunado, seus interesses, condições de vida e de trabalho, mediante cursos e exames.
§ 2º O Poder Público viabilizará e estimulará o acesso e a permanência do trabalhador na escola, mediante ações integradas e complementares entre si. 
§ 3o A educação de jovens e adultos deverá articular-se, preferencialmente, com a educação profissional, na forma do regulamento. (Incluído pela Lei nº 11.741, de 2008) (...)

Efetivar o direito à educação dos jovens e dos adultos ultrapassa a ampliação da oferta de vagas nas escolas públicas. É necessário que o ensino seja adequado aos que ingressam na escola ou retornam a ela fora do tempo regular, de forma que ela prime pela qualidade, valorizando e respeitando as experiências, linguagens, comportamentos e os conhecimentos dos alunos, diante de suas realidades.

Outro desafio, é a capacitação profissional docente e a objetividade na relação professor/aluno. O perfil do professor precisa ser adequado diante de uma metodologia diferenciada, que por sua vez precisa ser baseada na pluralidade cultural do país e na identidade dos alunos. 

A contribuição do educador Paulo Freire para a implantação no Brasil de uma educação popular é referência em educação para a América Latina e apresenta o compromisso de valorizar o diálogo e a interação como fundamentos necessários para a libertação do educando. 

Com um olhar crítico e partidário da liberdade absoluta, Paulo Freire marca uma ruptura na história pedagógica do pais e da América Latina, através da criação da concepção da educação popular consolidando um dos paradigmas mais ricos da pedagogia contemporânea e que rompe radicalmente com a educação elitista, resultando num verdadeiro comprometimento com o ser humano e propõe um método de alfabetização de adultos, que consiste em etapas e fases. 

O método prima pelo respeito ao universo vocabular dos alunos, pela divisão silábica semelhante ao tradicional, a formação de novas palavras e a conscientização acerca dos problemas cotidianos, a compreensão do mundo e o conhecimento da realidade social. 

Porém, considerando todo o seu histórico e todos os investimentos em prol da consolidação desta modalidade de ensino, a mesma ainda necessita de importantes investimentos dos setores e profissionais inseridos no processo, não só no que diz respeito a alfabetização e desenvolvimento cognitivo do aluno, mas também à sua capacitação para o mercado de trabalho, a fim de que o educando obtenha uma formação indispensável para o exercício da cidadania, galgando assim o seu merecido espaço social.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

Cultura e Trabalho: caderno do professor/ (COORDENAÇÃO DO ROJETO Francisco José Carvalho Mazzeu, Diogo Joel Demarco, Luna Kalil) – São Paulo: Unitrabalho-Fundação Interuniversitária de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho; Brasília, DF: Ministério da Educação . SECAD – Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, 2007 – ( Coleção Cadernos de EJA) – Introdução. 

EJA: UMA POSSÍVEL OU MERA UTOPIA – disponível em http://www.forumeja.org.br/ac/node/61 - acesso em 14/02/2011

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – 9394/96 – disponível em http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/ldb.pdf - acesso em 14/02/2011 

O Método Paulo Freire  - disponível em 

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