sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

ARTIGO CIENTÍFICO - conceito e estrutura


O artigo científico é um estudo reduzido, mas completo quanto aos assuntos tratados. Não é um livro, mas pode constituir parte dele. É o resultado de uma pesquisa, porém reduzida” (SANTOS, 2001, p. 131) 

De acordo com o autor, o artigo científico tem a função de colocar um assunto em pauta. Um tema antigo, por exemplo, pode ser apresentado por outras vezes sob nova roupagem ou pode ter sua validade questionada ou revalidada. Um artigo também pode exercer a função de apresentar os resultados de uma pesquisa científica.

A linguagem para esse tipo de texto deve ser técnica, clara, simples e objetiva. Para que um artigo seja considerado bom, é necessário que apresente idéias com equilíbrio, unidade, originalidade e exatidão (SANTOS, 2001, p. 131). 

Tal como uma pesquisa científica, o artigo se estrutura da seguinte forma: 

▪ Resumo: deve ser breve e oferecer uma idéia clara do que será tratado. 
Abstract ( opcional): resumo em uma estrangeira, preferencialmente em inglês 
▪ Introdução: apanhado geral do assunto, sem entrar muito em detalhes; apresentação do assunto, sua relevância, objetivos, questões norteadoras. Poucos parágrafos são o suficiente. 
▪ Desenvolvimento: parte principal e mais extensa do trabalho, deve apresentar a fundamentação teórica, a metodologia, os resultados e a discussão, mesmo que o artigo se refira a uma pesquisa de campo.
▪ Conclusão: deve sintetizar as idéias do autor com clareza e objetividade 
▪ Referências: citar a origem de toda a literatura utilizada para o desenvolvimento do artigo, como qualquer outro material que, por ventura, tenha sido referenciado durante o trabalho. 

Nota: O artigo deve ser elaborado de acordo com o padrão de normas da ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS - ABNT 

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA: 
 SANTOS, I.E. dos. Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica. 3. ed. Rio de Janeiro: Ímpetus, 2001.

3 comentários: