terça-feira, 14 de dezembro de 2010

GEOLOGIA – por que ensiná-la?

Devido a constante modificação da Terra, os continentes movimentam-se, estreitando ou ampliando os oceanos. Para que tais mudanças tornem-se aparentes é necessário o decorrer de milhões de anos. Por outro lado, terremotos e erupções vulcânicas, por exemplo, são fenômenos que ocorrem repentinamente. Estas confirmações e estudos só se efetivaram com o nascimento da Geologia. 

Os egípcios e, mais tarde os gregos foram os primeiros povos a estudar os fenômenos geológicos. No século XVIII o escocês James Hutton, expôs a teoria de que a Terra tem milhões de anos de idade e que modifica-se continuamente, o que só foi aceito após a sua morte. Em 1912 o meteorologista alemão Alfred Wegener, sugeriu a movimentação dos continentes, o que levou ainda, cinquenta anos para se confirmar. 

Geologia é a ciência que estuda a estrutura geral, a composição química e litológica da Terra, bem como os fenômenos naturais que ocorrem no interior e na superfície do planeta. Lida com rochas e minerais da crosta terrestre, restos fossilizados de plantas e animais e com a história da terra desde a sua formação, há cerca de 4,6 bilhões de anos.

Como contribuição mais visível, da geologia à tecnologia, evidencia-se a exploração de petróleo e minerais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário