Dominar conceitos de espaço, território, paisagem e lugar é imprescindível para a compreensão da Geografia como forma de desvendar a natureza dos lugares e do mundo domo habitat do homem.
Os principais objetivos do estudo da geografia para o 4º ciclo do Ensino Fundamental, de acordo com os parâmetros definidos pelo MEC são:
▪ compreender as múltiplas interações entre a sociedade e natureza;
▪ avaliar a ação dos homens e suas conseqüências em diferentes espaços e tempos;
▪ saber que melhorias das condições de vida em geral são decorrentes de conflitos e acordos que seguem ritmo desigual entre os diversos povos do mundo;
▪ fazer a leitura de imagens, dados e documentos de diferentes fontes de informação para interpretar, analisar e relacionar fatos sobre o território, os lugares e as diversas paisagens;
▪ utilizar a imagem gráfica (mapas, tabelas e outros) para obter informações;
▪ utilizar a imagem gráfica (mapas, tabelas e outros) para obter informações;
▪ perceber que a sociedade e a natureza possuem leis e princípios próprios e que o espaço resulta das interações entre elas;
▪ valorizar o patrimônio cultural e respeitar as diferenças de povos e de valores individuais;
▪ desenvolver o espírito de pesquisa para compreender a natureza e suas paisagens;
▪ criar condições para que o aluno construa sua idéia de mundo a partir de sua localidade.
Os PCN estipulam três grandes eixos temáticos para o 4º ciclo do Ensino Fundamental. O MEC lembra, no entanto que sua divisão não é estanque nem uma sequência de assuntos a ser obedecida. São sugestões que o professor pode trabalhar, utilizando um ou mais eixos ao mesmo tempo:
EIXO 1 - A evolução das tecnologias e as novas territorialidades em redes
EIXO 2 - Um só mundo, muitos cenários geográficos;
EIXO 3 - Modernização, modos de vida e problemática ambiental.
A Geografia abrange um campo extenso de conhecimento. Tanto que ela é o ponto de encontro de diversos temas transversais estabelecidos pelo MEC. São eles:
Meio Ambiente – O tema envolve questões políticas, históricas, econômicas, ecológicas e geográficas.
Ética – Trata de reafirmar valores demográficos com base na expressão de diferenças e conflitos. Liga-se à Geografia quando se valoriza o lugar como elemento de construção da identidade.
Pluralidade Cultural – É a caracterização dos espaços de diferentes segmentos culturais que marcam a população brasileira.
Orientação Sexual – A distinção de sexos que influencia o mercado de trabalho é a principal diretriz desse eixo temático.
Saúde – Saneamento básico, condições de trabalho, desigualdades sociais são alguns exemplos dos assuntos abordados dentro do tema.
Trabalho e Consumo – Desenvolve visão crítica sobre como trabalho e consumo atuam na sociedade, com seus lados positivos e negativos.
FONTE:
NOVA ESCOLA, edição especial, Parâmetros Curriculares Nacionais – fáceis de entender, ed. Abril , p.17 a 22
Nenhum comentário:
Postar um comentário