sábado, 11 de dezembro de 2010

PROJETOS DE ATIVIDADES EDUCATIVAS - AVALIAÇÃO


Avaliação é inerente e imprescindível, durante todo processo educativo que se realize em um constante trabalho de ação-reflexão, porque educar é fazer ato de sujeito, é problematizar o mundo em que vivemos para superar as contradições, comprometendo-se com esse mundo para recriá-lo constantemente. (Gadotti, 1984, p. 90) 

Para a elaboração de um processo de planejamento dialógico escolar, faz-se necessário contar com um modelo dinâmico e com a participação do coletivo institucional, uma vez que o mesmo resgatará a importância histórica da experiência dos atores educacionais e do planejamento já estabelecido e em curso nas escolas ou nos sistemas educacionais, com o intuito de avaliar a possibilidade de reconstruir o que já existe. A avaliação poderá ser: 

Diagnóstica: torna possível a identificação de problemas que por ventura ocorram durante a execução do projeto, podendo também ser realizada no início do desenvolvimento das tarefas, permitindo assim um maior conhecimento dos sujeitos que participarão das atividades propostas, tornando as ações mais eficazes no atendimento dos objetivos planejados. A avaliação diagnóstica é um instrumento de investigação. 

Formativa: deve acontecer em cada fase de implementação do projeto, de modo a avaliar quantitativamente o alcance dos objetivos. Ela acompanha e controla todo o desenrolar do projeto, consentindo a retificação do processo antes mesmos de sua finalização. 
A avaliação formativa destaca-se pela regulação das atuações pedagógicas e, portanto, interessa-se, fundamentalmente mais, pelos procedimentos, do que pelos resultados. É uma avaliação que busca a regulação pedagógica, a gestão dos erros e a consolidação dos êxitos.(Jorba e Sanmartí, 2003)

Somativa: deve ser planejada para ocorrer no término da implementação do projeto, com o objetivo de verificar se o resultado final foi prontamente atingido e encontra-se em acordo com as expectativas iniciais. A avaliação formativa fornece o feedback necessário para o fechamento dos trabalhos.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: 

Barbosa, Liliana Lucia da Silveira. / Seminário de Pesquisa. 2.ed. – Curitiba: IESDE Brasil S.A., 2009 p. 22 a 28 

Gadotti. M. (1984). Educação e poder: introdução à Pedagogia do conflito. São Paulo: Cortez. 

Jorba, J. & Sanmarti, N. (2003). A Função Pedagógica da Avaliação. In Avaliação como Apoio à Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed.

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