quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS – ENSINO FUNDAMENTAL – ARTE - ARTES VISUAIS


Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem quatro grandes áreas no ensino da Arte para o terceiro e quarto ciclos; Artes visuais, Dança, Música e Teatro. O conteúdo de cada uma delas vai depender do que os alunos já estudaram nos ciclos anteriores, para que haja continuidade no processo de aprendizagem. Vale lembrar que não é necessário esgotar todo um assunto para passar para o seguinte. Eles podem ser trabalhados de forma intercalada no decorrer do ano, de acordo com o planejamento pedagógico. 

ARTES VISUAIS: 

Nunca as pessoas foram tão bombardeadas por imagens como nestas últimas décadas. É uma explosão de cores, formas e luzes inédita na História. Saber ver e perceber as manifestações visuais, distinguindo sentimentos, idéias e qualidade, faz parte das aulas de Artes Visuais. Além do cultivo das formas tradicionais, como pintura, escultura, desenho, gravura, arquitetura, objetos e cerâmica, o século XX acompanhou o nascimento de outras modalidades de expressão visual. Incluem-se nesse rol as artes gráficas, o cinema, a televisão, a computação, o vídeo e a holografia. Elas podem ser combinadas de diferentes modos. 

Principais objetivos: 

▪ construir, expressar-se e comunicar-se em artes plásticas e visuais, articulando percepção, imaginação, memória, sensibilidade e reflexão; 
▪ interagir com diferentes materiais e meios (computador, vídeo, cinema, fotografia);
▪ reconhecer e usar diversas técnicas;
▪ desenvolver relação de autoconfiança com a própria produção artística; 
▪ valorizar a diversidade estética e artística; 
▪ analisar criticamente elementos da linguagem visual cotidiana (vitrines, roupas, objetos domésticos, meios de comunicação). 

FONTE: 
NOVA ESCOLA, edição especial, Parâmetros Curriculares Nacionais – fáceis de entender, ed. Abril , p. 38

Nenhum comentário:

Postar um comentário